Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de fevereiro de 2017
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre representou o setor de Health Care convidado para a 1ª (Un)Conference do Silicon Valley Institute for Business Innovation (SVIBI Summit), realizada no mês de janeiro em Berkeley, Califórnia (EUA). Durante cinco dias, dois visitando aceleradoras e incubadoras locais e mais três de conferência, quatro profissionais estiveram representando a instituição e apresentando os 213 anos de história que fazem da Santa Casa uma referência em inovação na área da saúde, não apenas local, mas também internacional.
Carlos Eugênio Escovar, médico oncologista e hematologista e diretor do Núcleo de Novos Tratamentos em Câncer da Santa Casa, foi um dos participantes e destaca que uma das principais lições que puderam absorver durante o evento foi a necessidade de evolução constante, em qualquer área. “Do ponto de vista médico, temos hoje uma medicina globalizada e que certamente podemos nos fazer valer desses contatos e ideias internacionais para dar continuidade na inovação que já fazemos”, relembra Escovar.
O médico ainda ressaltou que todos ficaram “impressionados” com o trabalho realizado pela Santa Casa, um complexo bicentenário, mas sempre com o propósito de oferecer o que há de melhor para a sociedade. Exemplos disso são os sete hospitais que o compõe, especializados nas suas áreas de atuação, além de ser certificado como hospital de ensino e promover em suas unidades programas de residência médica e cursos de especialização próprios ou associados a diversas universidades e faculdades do Estado e do Brasil.
A Santa Casa ainda possui centros de referência de pesquisas em áreas como cardiologia, endocrinologia, hipertensão pulmonar, nefrologia, neurologia, obstetrícia, pediatria, oncologia e pneumologia, que desenvolvem centenas de projetos acadêmicos e multicêntricos. Em 2016, junto com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), inaugurou um Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica, com os mais modernos equipamentos para simulação de procedimentos clínicos e cirúrgicos e uma infraestrutura totalmente projetada para oferecer as melhores práticas de ensino.
Carlos Klein, gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, também esteve nos EUA e diz que tendências vistas no Vale do Silício levam a essa reinvenção das empresas, sempre com foco no cliente final. “Nosso modelo de negócio descentralizado, com autonomia de cada área médica, é um diferencial que observamos estar presente em operações muito atuais. A busca por oferecer o melhor serviço, sem que isso represente um aumento de custos, está justamente relacionada com entender o negócio, não apenas com pesquisa de ponta, mas também melhorando os processos e atuando com inteligência”, enfatiza Klein.
Ainda representaram a instituição a Gerente de Gestão de Pessoas, Viviane Furquim, e a gerente do Pavilhão Pereira Filho e Hospital São José e responsável Técnica da Enfermagem da Santa Casa, Rute Somensi. O SVIBI Summit reuniu diversos executivos, empresários e acadêmicos com um único propósito: discutir e criar as ideias mais recentes que irão guiar os líderes empresariais em 2017 e além. Contou com nomes como de David Teece, o pesquisador mais citado em inovação na atualidade; Daniel Diermeier, reitor da Universidade de Chicago; e Michael Tushman, diretor dos Programas de Educação Executiva de Harvard.