Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Saúde define ações de controle de casos de meningite em Cachoeirinha

Compartilhe esta notícia:

Vacinação será reforçada. (Foto: Reprodução)

A SES (Secretaria de Saúde do RS) definiu nesta quarta-feira (8) algumas ações para o controle dos casos de doença meningocócica em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Em reunião com o município, foi definida vacinação na comunidade do bairro Jardim Betânia. Serão articuladas ações voltadas para a revisão do calendário de vacinação infantil para as crianças de até 5 anos de idade e a aplicação das doses para as crianças de 6 anos e menores de 20. Essa é uma nova medida frente às ocorrências registradas e que se soma às medidas de quimioprofilaxia, com o uso de antibiótico bactericida em contatos íntimos e prolongados, como os familiares, estudantes da mesma turna escolar, professores, entre outros.

De acordo com as informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, nessa terça-feira (7) um aluno de 8 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alzira Silveira Araújo, teve diagnóstico de meningococemia (infecção generalizada) pelo do tipo C e não resistiu. Na última sexta-feira (3), outra estudante, com 12 anos, também morreu, com o mesmo diagnóstico, ambos confirmados laboratorialmente. Além desses, uma menina de 12 anos – que mora no mesmo bairro, mas não estuda na mesma escola – permanece internada em Porto Alegre, e já teve o diagnóstico confirmado de meningite bacteriana do tipo C. A prefeitura de Cachoeirinha decretou situação de emergência por 30 dias na cidade em razão do surto comunitário de meningite.

A vacinação foi discutida entre as três esferas: municipal, estadual e federal. Em virtude do aglomerado de casos em uma área restrita, houve o consenso para medicação de bloqueio à doença no bairro Jardim Betânia. Nesta quarta-feira começou a ser elaborada a estratégia para esse trabalho, com o levantamento da população desta faixa etária e o formato para a aplicação das doses e a data para o início da aplicação. Estima-se que cerca de 3 mil crianças e jovens do bairro façam parte do grupo de maiores de 6 anos e menores de 20, para os quais será disponível uma dose da vacina meningocócica conjugada sorogrupo C.

Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias). Em crianças menores de um ano de idade esses sintomas referidos podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões. (Palácio Piratini)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O governo federal arrecada quase 4 bilhões de reais com o leilão de áreas para exploração e produção de petróleo no País
O ministro Gilmar Mendes diz que a decisão de afastar Aécio Neves do Senado não tem respaldo na Constituição Brasileira
https://www.osul.com.br/saude-define-acoes-de-controle-de-casos-de-meningite-em-cachoeirinha/ Saúde define ações de controle de casos de meningite em Cachoeirinha 2015-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar