Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Senador propõe uso do saldo do FGTS para financiar energia solar

Compartilhe esta notícia:

Senador Mecias de Jesus.(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Sustentabilidade e economia

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou no Senado uma proposta que permite que trabalhadores possam usar seus saldos de FGTS para a compra de equipamentos de energia solar. O parlamentar argumenta que a instalação de painéis solares pode reduzir em até 90% o valor da conta de energia elétrica das famílias, proporcionando alívio financeiro de longo prazo e contribuindo para a segurança energética do país.

Fluxo reduzido

Os corredores do Congresso estarão esvaziados ao longo desta semana, enquanto os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cumprem agendas no exterior. Na Câmara dos Deputados, poucas comissões se reunirão para discussões, enquanto, no plenário da Casa, não haverá nenhuma votação.

Torcendo pelo diálogo

Reafirmando o posicionamento do Brasil em defesa do multilateralismo e o livre comércio “com regras”, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo que torce para que a “boa conversa” entre China e EUA sobre tarifas tenha resultado. O chefe temporário do Planalto argumenta que o comércio exterior é muito importante para o Brasil, que tem os chineses como principais compradores e os norte-americanos como maiores investidores.

Atendimento nos Correios

As agências dos Correios poderão ser adotadas pelo governo federal para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de descontos irregulares. A alternativa, estudada pelo Executivo, surge em paralelo aos planos de ampliação das agências do instituto para dar conta do amplo número de cidadãos que devem buscar atendimento no processo de ressarcimento dos desvios.

Falta de comunicação

Nos bastidores do Planalto, o líder da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, é apontado como um dos “culpados” pela escalada da crise do INSS. Parte dos integrantes do governo avalia que, após as primeiras suspeitas sobre possíveis fraudes envolvendo a entidade, o CGU deveria ter comunicado o assunto ao primeiro escalão do governo, e não somente ao Instituto.

Clima em pauta

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, recebeu na última semana um documento com 104 propostas aprovadas pela sociedade civil para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. Entregue durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, o material decorre de um processo nacional de escuta e deliberação, que destaca a “justiça climática” como um dos principais eixos estruturantes para o enfrentamento do problema.

Redução condicionada

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou o projeto de lei que reduz de dois terços para apenas um a fração máxima da diminuição de pena no caso de tráfico de drogas. Enviado para parecer da CCJ, o texto determina punição menor apenas para quem for réu primário, com bons antecedentes, que não pertença a organizações criminosas e que tenha sido apreendido com pequena quantidade de drogas.

Diligência na Argentina

Os senadores Magno Malta (PL-ES) e Damares Alves (Republicanos-DF) pretendem ir à Argentina nesta semana para visitar brasileiros que fugiram ao país vizinho após os atos do 8 de Janeiro. Os parlamentares pretendem realizar uma diligência externa no local, onde supostamente os detidos permanecem em condições desumanas, vivendo abusos e violações dos direitos humanos.

Asilo questionado

Os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Ricardo Lewandowski, da Justiça, vão à Comissão de Relações Exteriores do Senado no final de maio para apresentar explicações sobre o asilo político concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. As oitivas ocorrem a pedido de parlamentares da oposição, que questionam o fato de o Brasil ter recebido a peruana após sua condenação a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro da empreiteira Odebrecht.

Doar é Legal

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado está preparando uma audiência pública para analisar o panorama da doação de órgãos no Brasil. O debate será centrado no projeto que amplia a campanha “Doar é Legal” para o âmbito nacional e propõe que cidadãos possam manifestar sua vontade de serem doadores por meio eletrônico ou outro documento.

RS em NY

O governo gaúcho iniciou neste domingo, em Nova York, a missão oficial nos EUA para promover as potencialidades do RS e atrair investimentos ao Estado. O primeiro encontro, liderado pela InvestRS e pela chefia do gabinete do governador Eduardo Leite, serviu para o alinhamento de objetivos da missão entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo, entidades de classe, lideranças empresariais e imprensa que integram a comitiva.

Contratação de terceirizados

A Central de Licitações do Executivo estadual realiza nesta quinta-feira um pregão eletrônico para a contratação de 167 postos de serviços terceirizados para a Polícia Civil, em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. O certame visa atender demandas de limpeza e higienização, serviços gerais, copeiragem, supervisão com o fornecimento de uniformes, dentre outros segmentos.

Imunização retomada

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre retoma nesta segunda-feira, em todas as unidades de saúde do município, a oferta da vacina Qdenga, contra a dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Com mais de 5,9 mil casos da doença confirmados, a Capital já aplicou 20.475 primeiras doses (28,08%) e 6.539 segundas doses (8,97%) no público alvo.

Agendas no DF

No papel de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito Sebastião Melo embarcou neste domingo para Brasília, onde participará de uma série de discussões sobre o projeto de lei complementar que define as regras do Comitê Gestor da Reforma Tributária. A agenda na capital federal, que se estende até quarta-feira, inclui reuniões com lideranças da FNP, senadores e uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Férias em Goiás

Após o roteiro em Brasília, Sebastião Melo seguirá para Piracanjuba (GO), sua cidade natal, onde permanecerá de férias de quinta-feira até o próximo domingo. Durante sua ausência, a prefeitura de Porto Alegre ficará sob o comando da vice-prefeita Betina Worm.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Fabiano Dallazen: “Universalização do saneamento até 2033 pode gerar R$ 34,3 bilhões em benefícios ao Estado”
Por que ESG diz respeito a todos nós
https://www.osul.com.br/senador-propoe-uso-do-saldo-do-fgts-para-financiar-energia-solar/ Senador propõe uso do saldo do FGTS para financiar energia solar 2025-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar