Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Solução das companhias aéreas na mesa de Eliseu Padilha

Compartilhe esta notícia:

Eliseu Padilha (Foto: José Cruz/ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Em um momento em que diversas regiões do interior gaúcho buscam consolidar rotas aéreas e outras pretendem conquistá-las, o assombroso prejuízo das companhias que operam no setor conspira contra esse objetivo. O ministro da Casa civil, Eliseu Padilha, vem acompanhando o problema em todo o seu contexto. Bem informado, já dispunha desses dados desde que comandou o ministério da Aviação Civil. Mas, se por um lado, na questão dos aeroportos, parece ser mais viável o encaminhamento de uma solução, para o caso das companhias aéreas, o percentual de participação de novos investidores – estrangeiros – não é tema pacífico.

Números das companhias

As empresas de maior porte como Gol, Latam e Avianca somaram, em 2015, um prejuízo de R$ 5,9 bilhões. A Gol é a que mais preocupa o setor, com uma dívida acumulada de R$ 16,3 bilhões, e com uma fracassada tentativa de renegociá-la com seus credores: obteve adesão de apenas 22%. A abertura do setor para a entrada de empresas estrangeiras, em um teto maior que o atual, de 20%, é um dos temas prioritários na mesa do ministro Eliseu Padilha.

A candidatura de Esperidião Amin

Ex-governador catarinense e com laços políticos e pessoais muito fortes no Sul do País, o deputado federal Esperidião Amin (PP) pretende manter sua candidatura à presidência da Câmara. Como não desponta como favorito, aposta na pulverização que o lançamento de outros cinco candidatos deverá criar. A sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se decide esta semana. Ou nesta terça, dia 12, como quer a maioria dos líderes, ou quinta, dia 14, como pretende o presidente interino Waldir Maranhão (PP-MA).

Jairo Jorge/Alceu Barbosa em 2018?

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, não confirma, mas gosta quando cogitam que seu nome é tido como um dos favoritos para a próxima disputa do Palácio Piratini em 2018. Como ainda falta muito tempo, as especulações também se dirigem para a perspectiva de Jairo Jorge permanecer no Partido dos Trabalhadores até lá.

Mesmo assim, no recente congresso dos prefeitos, realizado em Porto Alegre, o prefeito conversou informalmente sobre o cenário eleitoral com o seu colega de Caxias do Sul, Alceu Barbosa (PDT). A certa altura, provocado pela conversa sobre as eleições de 2018, Alceu Barbosa, que decidiu não concorrer à reeleição este ano, disse que não tem pretensão de disputar o governo. Mas que não faria objeção em disputar o cargo de vice-governador ao lado de Jairo Jorge em 2018.

Dia de exame dos vetos

A Assembleia Legislativa terá sessão movimentada esta tarde. Os deputados garantiram acordo para incluir na ordem do dia a votação do veto do governador José Ivo Sartori ao projeto de reajuste salarial de 8,13% de funcionários do Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado. É a última oportunidade de exame do veto antes do recesso de julho. A tendência é de derrubada do veto.

Derradeira tentativa

Uma derradeira tentativa foi feita ontem pelo governador Sartori, após anunciar a quitação da folha de julho dos servidores do Executivo, ao emitir uma nota, apelando para que os deputados tenham sensibilidade diante da realidade financeira do Estado. Na nota, o governador observa que, “se não há condições de dar aumento para quem ganha menos, não posso sancionar aumento para quem ganha mais. A folha de pagamentos chega a 75% de toda a arrecadação e a busca do equilíbrio é tarefa de todos”.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Receita do desperdício
Dilma desistiu
https://www.osul.com.br/solucao-das-companhias-aereas-na-mesa-de-eliseu-padilha/ Solução das companhias aéreas na mesa de Eliseu Padilha 2016-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar