Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo nega pedido de Lula para suspender processo do triplex no Superior Tribunal de Justiça

Compartilhe esta notícia:

Nesse caso, o petista foi condenado a mais de oito anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Ainda há ações judiciais em curso contra o petista fora da Operação Lava-Jato. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender o andamento do processo do triplex em Guarujá (SP) no STJ (Superior Tribunal de Justiça). O petista foi condenado, nesse caso, a oito anos, dez meses e 20 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

A defesa do ex-presidente tenta anular o julgamento da Quinta Turma do STJ que analisou recurso contra a decisão que manteve a condenação do petista. Os advogados alegam que não foi assegurada ampla defesa porque Cristiano Zanin, que coordena a defesa de Lula, não pôde participar da sessão. Argumentam também que o Supremo ainda discute se o ex-juiz Sérgio Moro atuou com parcialidade nos julgamentos envolvendo o ex-presidente.

Em setembro, a Quinta Turma do STJ negou um recurso que pedia o impedimento de diversas autoridades em casos envolvendo o petista. Na ocasião, porém, os ministros decidiram atender parcialmente um recurso do ex-presidente e reduzir o valor da indenização a ser paga no caso do triplex em Guarujá. A multa definida inicialmente era de R$ 4,1 milhões, mas o novo valor ainda não foi informado.

Fachin afirmou que não identificou ilegalidade que justifique conceder uma liminar para paralisar o processo. O ministro citou que não há previsão para manifestação da defesa nessa fase processual.

“Não evidencio ilegalidade ou abusividade a continuidade do julgamento. Com efeito, estava em causa o julgamento dos embargos de declaração [recurso], e conforme destacado pela Procuradoria- Geral da República ‘não havendo previsão regimental de sustentação oral à defesa técnica a ensejar o reconhecimento da nulidade do ato praticado, tampouco daqueles subsequentes”, afirmou Fachin.

O ministro do Supremo já tinha negado, no início de outubro, pedido semelhante feito por Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Facebook mostra aos usuários aviso sobre as eleições
Ordem de busca por 300 mil cédulas de votação não rastreadas não pode ser cumprida, dizem os correios dos EUA
https://www.osul.com.br/supremo-nega-pedido-de-lula-para-suspender-processo-do-triplex-no-superior-tribunal-de-justica/ Supremo nega pedido de Lula para suspender processo do triplex no Superior Tribunal de Justiça 2020-11-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar