Terça-feira, 01 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 7 de junho de 2020
Um surfista morreu após ser atacado por um tubarão de 3 metros de comprimento, em uma praia muito frequentada na costa leste da Austrália, informou a polícia neste domingo (7). O homem surfava em Kingscliff, cerca de 100 quilômetros ao sul de Brisbane, nesta manhã de domingo, quando o tubarão o feriu na perna.
“A polícia foi informada de que vários surfistas vieram em seu auxílio e fizeram o tubarão fugir antes que o ferido pudesse ser transportado para a costa”, relataram as forças de segurança em comunicado. “Ele recebeu primeiros socorros por lesões graves na perna esquerda, mas morreu no local”, acrescentaram.
A vítima ainda não foi oficialmente identificada, mas seria um morador do estado de Queensland, com idade em torno de 60 anos. Embora mortes relacionadas a tubarões sejam raras na Austrália, o país já registrou alguns encontros não provocados entre tubarões e humanos. Este foi o terceiro ataque letal de tubarões em 2020 na Austrália, um país onde eles são frequentes, mas raramente mortais.
Segundo o zoológico Taronga, de Sydney, houve 27 ataques de tubarão na Austrália em 2019, nenhum deles fatal.
Norte da Califórnia
Em outro caso, no mês passado, um ataque de tubarão na Baía de Monterrey, no norte da Califórnia (EUA), deixou um surfista morto. A vítima, de 26 anos, foi identificada como Ben Kelly. O acidente ocorreu na Manresa State Beach, aberta somente para a prática de esportes aquáticos.
A Repartição de Xerifes do Condado foi acionada, mas o rapaz foi declarado morto ainda no local, após ser resgatado. Segundo o departamento, o incidente ocorreu a cerca de 100 metros da faixa de areia.
A praia, localizada no condado de Santa Cruz, estava aberta somente para a prática de esportes aquáticos como forma de reforçar o distanciamento social no controle à pandemia de coronavírus. Após o ataque, o local foi fechado.
Morador da região, Ben Kelly era proprietário de uma marca de personalização de pranchas, que ele descrevia como uma forma de alimentar sua paixão pelo surfe e alimentar o entusiasmo de outros surfistas.
Segundo o Departamento da Califórnia de Parques e Recreação, não se sabia a espécie do tubarão responsável pelo ataque ao surfista. Em um comunicado, o órgão afirmou ter colocado avisos ao longo da praia e também ofereceu condolências à família de Kelly: “O Departamento expressa os mais profundos sentimentos à família da vítima”. As informações são das agências de notícias AFP e Reuters e do site Globoesporte.