Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Michel Temer convoca ministros para corpo-a-corpo em Brasília com deputados

Compartilhe esta notícia:

Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha enviou ofícios aos ministros. (Foto: Reprodução)

O Palácio do Planalto decidiu mobilizar todo o primeiro escalão do governo para que os ministros trabalhem no corpo-a-corpo com deputados e ajudem a barrar a denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. A votação na Câmara está marcada para o próximo dia 2 de agosto.

O chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, enviou ofícios aos ministros pedindo que todos estejam em Brasília entre os dias 1º e 10 de agosto, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

No ofício, Padilha informa que a orientação do presidente é que os ministros evitem deixar a cidade nesse período.

O intervalo é de 10 dias porque o governo tem receio sobre o quórum. Temer quer garantir que os ministros estejam em Brasília mesmo se houver adiamento da votação.

A intenção do Planalto é que os ministros intensifiquem a agenda política e atendam às demandas dos deputados durante o período de “plantão”.

Conforme informado pelo Blog, os ministros licenciados do mandato de deputado federal retornarão à Câmara para votar contra a denúncia. Mas eles não foram os únicos a receber o ofício. Ministros sem mandato, mas com influência política, também foram convocados.

“O Kassab (PSD) e o Marcos Pereira (PRB) mandam nos partidos. O Aloysio Nunes (PSDB) tem influência sobre parte da bancada do PSDB. Todos vão estar aqui”, disse um interlocutor do Palácio do Planalto.

Com o gesto, o governo espera também mostrar comprometimento com a votação da denúncia. O Planalto acredita que a presença dos ministros desde terça-feira vai ajudar a “chamar quórum”. O receio do governo é não ter deputados suficientes para votar denúncia no dia 2 e sair como grande derrotado da semana.

Licenciados

Um dos principais conselheiros do presidente, o ministro Eliseu Padilha já tinha avisado aliados sobre a decisão do governo de chamar ministros licenciados do mandato de deputado federal para voltar à Câmara e votar contra a denúncia contra Temer. A informação também é do repórter Nilson Klava.

A estratégia é que os ministros licenciados do mandato fortaleçam o governo na Câmara durante as discussões sobre a denúncia no plenário.

São deputados licenciados os seguintes ministros:
– Antonio Imbassahy, do PSDB (Secretaria de Governo)
– Bruno Araújo, do PSDB (Cidades)
– Maurício Quintella, do PR (Transportes)
– Osmar Terra, do PMDB (Desenvolvimento Social)
– Leonardo Picciani, do PMDB (Esporte)
– Raul Jungmann, do PPS (Defesa)
– Mendonça Filho, do DEM (Educação)
– Ronaldo Nogueira, do PTB (Trabalho e Emprego)
– Ricardo Barros, do PP (Saúde)
– Fernando Coelho Filho, do PSB (Minas e Energia)
– Sarney Filho, do PV (Meio Ambiente)
– Marx Beltrão, do PMDB (Turismo)

A estratégia começou a ser construída na última reunião ministerial, antes do recesso, e voltou a ser tema das inúmeras reuniões no Planalto.

A presença dos ministros no plenário já foi adotada pelo governo em outra ocasião, na votação da reforma trabalhista. (Gerson Camarotti/AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A polícia pode apreender drogas dentro de casa sem mandado, seguindo entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal
Ex-advogado da Odebrecht revela que a empreiteira fazia chantagem política utilizando prostitutas
https://www.osul.com.br/temer-convoca-ministros-para-corpo-corpo-em-brasilia-com-deputados/ Michel Temer convoca ministros para corpo-a-corpo em Brasília com deputados 2017-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar