Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2016
Os iPhone são conhecidos não apenas pelo seu belo design e performance rápida, mas pela excelente experiência de usuário criada pela empresa. Em outras palavras, um dos objetivos de Tim Cook e de sua equipe é fazer com que o uso dos iPhones seja não apenas algo prático e fácil, mas realmente prazeroso.
E, embora a empresa faça um excelente trabalho nesse aspecto, o lucro trimestral de mais de 10 bilhões de dólares da Apple deixa isso claro: ainda há algumas configurações do iPhone que podem ser rapidamente mudadas para tornar mais fácil utilizá-lo.
Não se trata de grandes alterações que mudarão a maneira como você utiliza seu dispositivo. Mas essas cinco pequenas mudanças de configuração podem tornar o tempo que você passa com seu iPhone muito mais agradável. Confira a seguir quais são elas.
Ativar o modo “Não Perturbe”.
O modo Não Perturbe evita que o iPhone fique tremendo ou fazendo barulho a cada notificação recebida. Ele pode ser ligado a qualquer momento no “Control Center” (o menu inferior do dispositivo) ou nas configurações do dispositivo. Nessa opção, é possível selecionar quais aplicativos podem “furar” o modo “Não Perturbe” e mostrar notificações sempre, ou ainda configurar um horário pré-determinado para que o recurso seja ativado e desativado.
Mostrador numérico de bateria.
Por padrão, os iPhones mostram apenas uma imagem para ilustrar quanta bateria o dispositivo ainda têm. No entanto, é possível (e recomendável) incluir um mostrador numérico ao lado da ilustração. Esse indicador mostra com precisão maior quanta bateria o smartphone ainda tem. Ele pode ser ligado indo em “Configurações”, depois “Bateria” e “Porcentagem da bateria”.
Acrescentar mais dedos ao TouchID.
As configurações da TouchID permitem que mais de uma impressão digital seja usada para destravar o dispositivo. Basta ir em “Configurações”, “TouchID”, inserir a senha e ir em “Adicionar impressão digital”. Isso é útil, por exemplo, para que você possa incluir os polegares das duas mãos: assim será possível destravar o iPhone com a esquerda ou a direita.
Também pode ser interessante colocar a impressão de um dedo indicador, para quando o smartphone estiver em uma superfície plana, ou até mesmo permitir que uma pessoa de confiança registre a própria impressão digital para destravar seu iPhone quando precisar.
Reduzir o brilho da tela.
Essa medida é importante pois economiza bateria e reduz a intensidade da iluminação que atinge os olhos do usuário, o que pode tornar o dispositivo mais agradável de usar de maneira geral. Ela é também simples de se realizar: basta puxar o “Control Center” (o menu inferior do iPhone) para acessá-la. Os níveis de iluminação mais elevados só são adequados para algumas poucas ocasiões, como quando é necessário usar o iPhone em um dia muito claro.
Desativar localização.
Os serviços de localização, que rastreiam a posição do seu dispositivo e compartilham a informação com aplicativos que precisam dela, consomem muita bateria. Indo em “Configurações”, “Privacidade” e “Serviços de localização”, é possível desativá-los totalmente, ou ainda selecionar apenas aplicativos e serviços específicos para terem acesso a eles. Além de economizar bateria, pode ser uma importante medida de privacidade. Vale lembrar, no entanto, que o recurso “Find My Phone” não funcionará se eles estiverem desativados.