Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Vilmar Zanchin será o novo presidente do MDB gaúcho

Compartilhe esta notícia:

Chapa de Vilmar Zanchin foi a única registrada para a convenção. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O MDB gaúcho deve eleger neste sábado o deputado estadual Vilmar Zanchin para presidir o partido. A Convenção Estadual do MDB ocorre neste sábado, a partir das 8h30, às 13h. A chapa de consenso, liderada pelo deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, foi entregue oficialmente ao partido no dia 13 de março. Integram a chapa os ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o vice-governador Gabriel Souza, o prefeito da Capital, Sebastião Melo, o ex-senador José Fogaça, deputados estaduais e federais, líderes históricos, prefeitos, vices, vereadores, coordenadores, juventude, mulheres e representantes dos demais núcleos de apoio partidário.

Proposta de Victorino amplia produtos apreendidos para doação a entidades filantrópicas

O deputado Gustavo Victorino (Republicanos) protocolou ontem (22), na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei Nº 68/2024 que autoriza a doação dos produtos apreendidos para instituições filantrópicas e de caridade do Rio Grande do Sul, para incluir equipamentos eletrônicos na lista de doação. Pela proposta, deverão ser doados às entidades, além dos brinquedos, roupas, calçados, materiais escolares e artigos esportivos, já previstos na legislação vigente, também smartphones, televisores, computadores e demais aparelhos eletrônicos apreendidos em virtude de falsificação, contrabando ou de qualquer outra situação irregular.

O ministro Alexandre de Moraes mandou prender o coronel Mauro Cid

A polêmica investigação que redundou em uma delação feita pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, agora tem uma reviravolta. Mauro Cid denunciou que o ministro Alexandre de Moraes e a Polícia Federal usaram de coação para que ele mentisse durante seus depoimentos, forçando-o a incriminar Bolsonaro. O passo seguinte: Mauro Cid foi preso, Moraes acusou-o de obstrução à Justiça. Ele teve a prisão preventiva decretada pouco depois de esclarecer suas denúncias ao juiz instrutor que atua com Moraes.

Deltan Dallagnol vê “pau de arara do século 21”

O ex-procurador da Lava-Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR), que depois de eleito com a maior votação no Paraná (344 mil votos), foi cassado pelo TSE, comentou a crítica do tenente-coronel Mauro Cid que, segundo ele, “destruiu a credibilidade” dos trabalhos da PF (Polícia Federal) e do STF (Supremo Tribunal Federal) na investigação que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro. O comentário de Deltan na sua conta pessoal do X: “Como temos denunciado há anos, parece que o verdadeiro pau de arara do século 21 e a verdadeira tortura de presos para obter delações, como disseram os senhores Dias Toffoli e Gilmar Mendes, não estava, como nunca esteve, na Lava-Jato. Estava o tempo todo no STF”.

Sem Nádia e Cassiá, PP fica com apenas uma cadeira na Câmara da capital

Depois de deixar o MDB, passar pelo extinto DEM, e ingressar no PP que lhe deu a legenda para disputar o Senado em 2022, a vereadora Comandante Nádia, agora deixou o Progressistas. Ela anunciou que vai para o PL para ser candidata a vereadora. Mas coloca seu nome à disposição do partido para o cargo de prefeita ou vice. A Saída da vereadora Comandante Nádia para o PL, e do vereador Cassiá Carpes para o Cidadania, ambos aproveitando a janela partidária, deixou a bancada do PP na Câmara de Porto Alegre apenas com a vereadora Mônica Leal, que deve permanecer no partido.

Lula vê dificuldades em quatro ministérios

Segundo o Estadão, o presidente Lula identifica em quatro ministros as dificuldades que levaram à terceira queda consecutiva de popularidade da sua imagem. Lula instou quatro ministros a se pronunciarem sobre crises recentes que enfrentaram em suas respectivas pastas: Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e a fuga de presos na penitenciária de Mossoró; Nísia Trindade (Saúde) e os desafios gerados pela dengue, pelo aumento de mortes de indígenas yanomamis e pela crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro; Paulo Pimenta (Comunicação Social) e as falhas da comunicação do governo. Também pediu ao ministro Camilo Santana (Educação) prazos para o programa Pé de Meia, que pagará bolsas para estudantes do ensino médio.

O desafio da comunicação: um presidente desastrado e um ministério ruim

No caso do ministro Paulo Pimenta, Lula comete um grande equívoco ao se deixar levar por intrigas palacianas. A visibilidade de Pimenta enciumou o entorno de Lula. Pode se divergir ideologicamente de Paulo Pimenta, mas na comunicação, ele tem produzido prodígios de divulgação para dourar esse governo, diante de um ministério ruim e de um presidente que a todo momento surpreende com declarações desastradas.

Secretário Ernani Polo vai coordenar programa “Avança Mulher Empreendedora”

O Secretário do Desenvolvimento Econômico Ernani Polo comemorou ontem o projeto da Junta Comercial do RS (JucisRS) vinculado à sua pasta, que tem como foco combater a vulnerabilidade social e a cultura de alienação econômica das mulheres. Trata-se do “Avança Mulher Empreendedora”. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (22) durante o South Summit, em Porto Alegre, na presença de representantes das secretarias parceiras que contribuíram para a formatação do programa que será coordenado pela Sedec.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Dogmas das esquerdas
Atos do dia 08 de janeiro de 2023 – (in)competência para processamento e julgamento
https://www.osul.com.br/vilmar-zanchin-sera-o-novo-presidente-do-mdb-gaucho/ Vilmar Zanchin será o novo presidente do MDB gaúcho 2024-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar