Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Nível de homicídios sobe 47% na última década no Rio Grande do Sul, segundo Atlas da Violência 2019

Compartilhe esta notícia:

O suspeito de matar a jovem de 19 anos, já foi preso. (Foto: Reprodução)

De acordo com levantamento do Atlas Violência 2019, a taxa de homicídios no Brasil aumentou cerca de 4,2% entre 2016 e 2017, alcançando o recorde de 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes, 4,9% maior que 2016. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (05) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), juntamente com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O aumento foi devido a alta taxa de crimes cometidos nas regiões norte e nordeste, onde os índices passaram de 45 homicídios por 100 mil habitantes. Segundo Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança, a taxa é maior nestes estados por conta da posição geográfica do Brasil, Samira explica ainda que para controlar a rota de cocaína que entra a partir de países como Colômbia, Peru e Bolívia as facções do sudeste criam laços entre as facções das regiões citadas.

“Isso também se dá no contexto de fortalecimento das facções locais. Eles vão se associando às facções locais porque são elas que conhecem as rotas” disse ela.

No Rio Grande do Sul, os índices chegam a 29,3 mortes a cada 100 habitantes. O valor foi o mais alto da última década tendo um crescimento acumulado de cerca de 47%,entre os anos de 2016 e 2017, os números cresceram cerca de 2,5%. O estado, no entanto, ficou abaixo da média nacional de 31,6, além de ocupar o 20° lugar em uma lista de 27 estados.

De acordo com o presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, o estudo traz tendências preocupantes com relação à violência no país, o economista diz ainda que “Isso é uma coisa impressionante e mostra o peso que temos que carregar” além de analisar o custo tributário e burocrático de se produzir no país. “É a face mais cruel”, lamentou.

 

(Foto: Atlas da Violência 2019)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara aprova projeto que altera prazos de tramitação das medidas provisórias
Mais de 120 mil títulos de eleitores são cancelados no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/nivel-de-homicidios-sobe-47-na-ultima-decada-no-rio-grande-do-sul/ Nível de homicídios sobe 47% na última década no Rio Grande do Sul, segundo Atlas da Violência 2019 2019-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar