Últimas Notícias > CAD1 > A direção do Inter confirmou mais dois reforços para a temporada de 2018

A Microsoft encerra o suporte para o Windows Phone 8.1

A medida marca o encerramento de uma era para a companhia. (Foto: Reprodução)

A Microsoft encerrou nesta semana o suporte para celulares que rodam o Windows Phone 8.1, a versão de seu sistema operacional lançada há três anos. Isso significa que os usuários que ainda utilizem aparelhos com essa tecnologia não poderão contar com atualizações que melhorem a segurança e o desempenho dos equipamentos.

Além de marcar o encerramento de uma era para a companhia, a medida também representa um problema para milhões de consumidores que utilizam smartphones com esse sistema. De acordo com a empresa AdDuplex, especializada em promover aplicativos da Windows Store, cerca de 80% dos usuários do sistema da Microsoft contam com celulares do tipo Windows Phone 8.1 ou inferior.

Todos esses aparelhos agora não contarão mais com suporte da companhia. Apenas os 20% que utilizam o Windows 10 Mobile seguem com atualizações de segurança e desempenho.

O lançamento do Windows Phone 8.1 marcou uma grande mudança no sistema e mais uma tentativa da Microsoft emplacar seu sistema operacional em smartphones, mercado dominado pelo Android em aparelhos de diversas companhias e pelo iOS em modelos da Apple.

Os aparelhos com esse sistema operacional continuarão funcionando, mas sem novas atualizações e possivelmente com problemas de desempenho em aplicativos. Ocasionalmente, alguns ocasionalmente podem receber a última atualização de software móvel liberada pela Microsoft, o Windows 10 Mobile.

Mesmo antes do fatídico dia do fim do suporte, usuários do Windows Phone 8.1 já sofriam com problemas até em aplicativos populares como Facebook e Instagram, sem contar com recursos presentes em versões do Android e iOS. Agora a situação pode ficar ainda pior.

Windows 10

Em seu site oficial, a Microsoft revela que “a disponibilidade do Windows 10 Mobile como uma atualização para dispositivos com Windows Phone 8.1 varia de acordo com o fabricante do dispositivo, o modelo, o país ou a região, bem como a operadora móvel ou o provedor de serviços, as limitações de hardware e outros fatores”. Dessa forma, é provável que nem todo mundo tenha a possibilidade de realizar o upgrade.

Para verificar se o seu dispositivo é compatível, a Microsoft recomenda que o usuário entre em contato com o fabricante ou então recorra ao recurso “Supervisor de Atualização”, disponível gratuitamente para download no site da gigante da informática.

Deixe seu comentário: