Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O técnico Abel Braga pede demissão do Flamengo

Compartilhe esta notícia:

Abel não comanda mais a equipe do Flamengo a partir do jogo contra o Fortaleza, no sábado. (Foto: Reprodução)

O técnico Abel Braga pediu demissão do Flamengo nesta quarta-feira (29). A decisão foi anunciada na parte da tarde pelo presidente do clube, Rodolfo Landim. Após semanas de muita pressão interna, protestos da torcida, desgaste com dirigentes e atuações instáveis da equipe, o treinador de 66 anos optou por se reunir com a diretoria e anunciar a saída do cargo. O nome mais cotado para substituí-lo é o português Jorge Jesus, ex-comandante de Benfica e Sporting.

Abel retornou ao Flamengo no início desta temporada e teve um começo promissor em janeiro. O time venceu a Flórida Cup, ao derrotar o Ajax na decisão, e iniciou o ano otimista. Ao longo do calendário, porém, a equipe não apresentou bom rendimento e sofreu com a cobrança da torcida para corresponder ao alto investimento realizado em reforços, como as chegadas de Arrascaeta, Rodrigo Caio, Gabriel e Bruno Henrique.

O título do Campeonato Carioca não amenizou esse clima de insatisfação. Como ao mesmo tempo o Flamengo enfrentou dificuldades na fase de grupos da Copa Libertadores, a torcida continuou a protestar. O Campeonato Brasileiro aumentou a pressão. Na última rodada, a equipe recebeu algumas vaias no Maracanã enquanto conseguia uma virada nos minutos finais diante dos reservas do Athletico-PR.

Nos bastidores a diretoria era pressionada para demitir o técnico. Pesou para a saída do treinador o plano do clube de utilizar a parada para a Copa América para preparar o time para o segundo semestre, avaliar possíveis reforços e ter uma formação mais ajustada para a sequência da temporada, que terá compromissos como as oitavas de final da Copa Libertadores.

Nos próximos jogos do time, quem ficará no comando é o auxiliar técnico Marcelo Salles. O Flamengo tem mais quatro jogos até a parada para a Copa América: três pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil, diante do Corinthians.

Quem é Jorge Jesus

Jesus é tido como “egocêntrico” na visão de especialistas portugueses, um rótulo que muitos dos que trabalharam com Jorge Jesus lhe deram. Rui Malheiro, que foi observador do Rio Ave e do Boavista, e Tiago Maia, observador no Sporting de 2005 a 2011, destacam-lhe o estilo de jogo “arrojado”, com uma intensidade “difícil de igualar”, que combina organização defensiva e “vertigem ofensiva” Jorge Jesus, técnico pretendido pelo Flamengo, joga para frente, mas é egocêntrico. A análise deles foi dada ao portal português “Sapo.pt”.

Para Tiago Maia, um dos aspectos que mais diferencia Jorge Jesus dos outros treinadores é “a capacidade de jogar com um quarteto defensivo frequentemente sobre a linha do meio-campo”. “Isso lhe dá uma vantagem numérica dentro da área, ao mesmo que ajuda a impedir que o adversário explore o terreno livre entre o goleiro e a defesa. Jorge Jesus faz claramente a diferença nos jogos mas sobretudo nos treinos”, disse Maia.

Se Abel tem mais fama de conservador e retranqueiro, Jesus prefere deixar quatro ou cinco jogadores na grande área. Outra característica em destaque para Rui Malheiro é a “mudança de atitude” dos jogadores após a recuperação da bola, com a equipe conseguindo se mexer em bloco para chegar rapidamente na área. Ou seja, ele joga para frente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Trensurb tem operação especial para jogo na Arena do Grêmio hoje
Notificada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a CBF retira três pontos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro
https://www.osul.com.br/o-tecnico-abel-braga-pede-demissao-do-flamengo/ O técnico Abel Braga pede demissão do Flamengo 2019-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar