Domingo, 07 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2015
Anova geração está dividida em relação à pornografia, tão fácil de acessar na internet. Metade (51%) dos brasileiros de 16 a 24 anos acha moralmente inaceitável ver vídeos pornográficos, enquanto a outra metade se divide entre os que pensam ser aceitável, os que acham que não é uma questão moral e os que opinam que depende da situação.
Esse é mais um dado que traça o perfil dos jovens de hoje coletado pela pesquisa Datafolha, encomendada para entender essa geração que cresceu conectada à internet.
No entanto, o mesmo jovem que convive com as novidades tecnológicas mostra um lado tradicional. Os itens que considera mais importantes em sua vida são saúde, família, trabalho e estudo – esses aparecem à frente de quesitos como amigos, sexo e beleza. Ter comportamento homossexual era, há oito anos, moralmente inaceitável para quase metade dos brasileiros de 16 a 24 anos. Hoje, 30% ainda veem a questão dessa forma, enquanto 36% o acham aceitável. A rejeição aos gays é menor entre os jovens do que entre os brasileiros de mais de 25 anos, grupo em que quase metade (45%) diz que não aceita o comportamento.
Aprovação ao aborto.
A rejeição ao aborto também caiu, ainda que continue em níveis altos: 79% o acham inaceitável, um pouco abaixo dos 85% de 2007. Por fim, 67% afirmam que é moralmente errado fumar maconha – também abaixo dos 73% de oito anos atrás.
E, apesar de estar dividida sobre a pornografia, baixar músicas ou vídeos na internet não é problema para esse público – nos dois casos, mais da metade acha o ato moralmente aceitável.
Relacionamento on-line.
Apesar de 62% dos jovens acharem nada seguro conversar com desconhecidos em redes sociais, 57% já se encontraram pessoalmente com alguém que conheceram on-line. Quase um terço dos brasileiros nessa faixa etária (29%) já namorou alguém que conheceu na rede.
Mas a parte ruim da vida social também migrou para a rede: 28% dos jovens dizem que já foram ofendidos por alguém na internet publicamente, e quase o mesmo percentual diz já ter falado mal de alguém on-line.