Domingo, 13 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Além do suportável

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O governo federal tem feito jogo duplo: ameaça dar um tapa e logo esconde a mão. Um dia admite a elevação de impostos, que há muito ultrapassaram os limites. No outro, põe a turma do marketing em campo para dourar a pílula.

O custo do poder público não cabe mais no bolso da população. O desperdício, a falta de transparência nos gastos e o endividamento são males crescentes. Cabe lembrar que, às 22h e 30min de ontem, o Jurômetro registrava 256 bilhões de reais. É o valor pago desde 1º de janeiro deste ano para rolar a dívida do governo federal. Ao final do ano chegará a 400 bilhões.

VALORIZAÇÃO

Uma das inovações da gestão do secretário estadual da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, é dar a mais ampla transparência aos repasses para promoções do setor. Outra foi o maior fatiamento na distribuição. Apesar da crise financeira, os recursos não têm diminuição: estão garantidos 35 milhões para este ano.

VOZ DA EXPERIÊNCIA

Professores de Ciência Política deveriam localizar e mostrar a seus alunos entrevista feita pelo jornalista Sebastião Nery com Miguel Arraes em Paris. Publicada em 1978 pela revista IstoÉ, teve como título O amargo caviar do exílio.

Algumas das declarações do governador pernambucano cassado em 1964:

“Democracia é paciência e tem que ser construída dia a dia, em décadas.” (…) “As ditaduras é que têm pressa e por isso não duram e quando duram passam o tempo todo se repetindo e se agravando, piorando, até acabar de vez.” (…) “A luta armada, que sacrificou tantos jovens, tanta gente boa, mostrou que no Brasil o povo e as esquerdas não têm armas, dinheiro, nem imprensa para tomarem o poder. Só podem ganhar pelo voto, pela democracia.”

As previsões se confirmaram.

ATÉ EM DIA DE FESTA

O jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba editado em Havana, publicou ontem mensagem de Fidel Castro, que completou 90 anos. Aproveitou para dar uma espetada no presidente norte-americano Barack Obama que, em recente visita ao Japão, não pediu perdão pelas bombas atômicas lançadas ao final da Segunda Guerra Mundial.

Mais um sinal de que a guerra fria ainda não terminou.

ESTÁ PRÓXIMO

O People’s Daily, jornal do Partido Comunista da China, tem tiragem diária entre 3 milhões e 50 mil exemplares. Instalou uma sucursal em Brasília que comanda as operações na América Latina, mostrando o interesse na região.

RÁPIDAS

* Acendem-se as lanternas no Palácio Piratini para localizar a oposição que vem de dentro do governo.

* Os partidos e coligações terão até amanhã para registrar candidaturas às eleições de 2 de outubro.

* A Lei de Incentivo à Cultura, na próxima sexta-feira, completará 20 anos.

* Oito candidatos vão concorrer à Prefeitura de Santa Maria. São do PSDB, PT, PSB, PDT, Solidariedade, PSol, PSTU e PPL.

* Em Política, errar é humano. Acertar também.

* Quando algumas candidaturas não decolam, líderes partidários costumam atirar a pedra para cima e conferir para que lado o vento sopra.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Tinto: Vazio ou cheio?
Carvalho em Missão Impossível
https://www.osul.com.br/alem-do-suportavel/ Além do suportável 2016-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar