Quarta-feira, 02 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Alvo de operação da Polícia Federal, a mulher do governador do Rio de Janerio e primeira-dama Helena Witzel é internada de emergência em hospital

Compartilhe esta notícia:

Helena, ao lado do governador, foi liberada horas após chegar ao hospital. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A advogada Helena Witzel, mulher do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi internada de emergência na manhã desta quarta-feira (28) no Hospital Central dos Bombeiros Aristarcho Pessoa, no Rio Comprido, Zona Norte da capital fluminense. Segundo o Núcleo de Imprensa do Palácio Guanabara, a primeira-dama foi levada à unidade após um mal-estar. Conforme a assessoria, o governador acompanhou sua mulher para o exame.

Já no início da tarde desta quarta, o Núcleo de Imprensa informou que Helena Witzel havia sido liberada do hospital. “A primeira-dama passou por exames e passa bem”, completou a assessoria.

Helena Witzel é uma das investigadas pela Operação Placebo, que aprofunda as apurações que começaram com a Polícia Civil do Estado, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal para investigar existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A Operação foi deflagrada na terça-feira (26), e logo no início da manhã, policiais federais chegaram ao Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo do Rio, na Zona Sul da cidade, onde mora o governador Wilson Witzel com a família. A Operação Placebo, segundo a PF, apura indícios de desvios de recursos públicos destinados ao atendimento do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (Covid-19), no Rio de Janeiro.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves autorizou a operação que teve 12 mandados de busca e apreensão. Além do Palácio Laranjeiras, os agentes cumpriram um dos mandados na casa no Grajaú, na Zona Norte do Rio, em que a família Witzel morava antes do governador tomar posse. O ministro Benedito Gonçalves determinou que o casal preste depoimento à Polícia Federal, mas isso não ocorreu e não há informação sobre a data prevista para que sejam ouvidos.

Segundo a PGR, as medidas cumpridas na terça-feira tinham “o objetivo de recolher documentos e outros materiais que possam reforçar o contexto probatório da investigação que apura a prática de crimes previstos nos artigos 89 e 96 da Lei de Licitações (8.666/1993), peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A previsão orçamentária do estado era gastar R$ 835 milhões com os hospitais de campanha em um período de até seis meses. A suspeita é que parte desse valor teria como destino os próprios envolvidos. O esquema para viabilizar os desvios envolveria superfaturamento e sobrepreço, além da subcontratação de empresas de fachada”.

Em nota, o governador afirmou que não há nenhuma participação ou autoria dele em qualquer tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo MPF. “Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos. Não abandonarei meus princípios e muito menos o estado do Rio de Janeiro.” As informações são da Agência Brasil e da PGR.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Tribunal Superior Eleitoral negou dois pedidos para alterar o calendário eleitoral deste ano
Novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Barroso reunirá os TREs do país em videoconferência
https://www.osul.com.br/alvo-de-operacao-da-policia-federal-a-mulher-do-governador-do-rio-de-janerio-e-primeira-dama-helena-witzel-e-internada-de-emergencia-em-hospital/ Alvo de operação da Polícia Federal, a mulher do governador do Rio de Janerio e primeira-dama Helena Witzel é internada de emergência em hospital 2020-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar