Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Associação pede que Bolsonaro receba candidatos da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República

Compartilhe esta notícia:

Fábio George Cruz da Nóbrega e o presidente Jair Bolsonaro. ( Foto: Marcos Corrêa/PR)

A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) iniciou uma articulação para que o presidente Jair Bolsonaro receba e converse com os candidatos da lista tríplice para o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República). O presidente da associação, Fábio George Cruz da Nóbrega, reuniu-se com o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, para tratar do assunto.

Na conversa, de acordo com interlocutores, Fábio George defendeu a importância da lista tríplice, afirmou que o processo garante transparência na escolha do PGR e legitimidade perante os pares, e pediu ajuda do general Heleno para viabilizar encontros dos candidatos da lista tríplice com o presidente Bolsonaro, para que possam expor suas ideias e se apresentar. Heleno é um dos principais conselheiros do presidente.

Até agora, Bolsonaro já recebeu diversos nomes cotados para o cargo, mas nenhum deles era integrante da lista tríplice, composta, em ordem de votos, pelo subprocurador Mario Bonsaglia, subprocuradora Luiza Frischeisen e pelo procurador regional Blal Dalloul.

Bolsonaro teve sucessivos encontros com Augusto Aras, subprocurador citado nos bastidores do Palácio do Planalto como o mais forte candidato, e também recebeu nesta semana o subprocurador Paulo Gonet, ligado ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e apoiado por uma ala do PSL, o procurador regional Lauro Cardoso e dois integrantes da cúpula do Ministério Público Militar, o procurador-geral militar Jaime Miranda e o subprocurador de Justiça Militar Marcelo Weitzel.

O presidente ainda não confirmou se receberá os integrantes da lista tríplice. Na manhã desta sexta, porém, Bolsonaro afirmou que pode adiar a escolha do PGR até a sexta-feira da próxima semana – antes, ele havia dito que o anúncio sairia até segunda-feira. Caso esse adiamento realmente ocorra, isso daria espaço na agenda para conversar com os candidatos da lista tríplice.

Organizada pela ANPR em uma votação entre todos procuradores da República do Brasil, a lista tríplice vem sendo respeitada desde 2003 pelos presidentes da República na escolha do PGR, mas não existe uma obrigação legal para que ela seja seguida. Pela Constituição, a indicação do PGR cabe ao presidente da República, mediante aprovação no Senado.

Neste ano, em um processo atípico, além da lista tríplice, diversos outros nomes se lançaram ao cargo por fora do processo. Dentre eles está Augusto Aras e também a atual procuradora-geral da República Raquel Dodge.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público foram alvo de forte pressão para não tomar nenhuma decisão sobre casos que questionam a conduta de Deltan Dallagnol
Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência diz que “a Procuradoria-Geral da República se apequenou”
https://www.osul.com.br/associacao-pede-que-bolsonaro-receba-candidatos-da-lista-triplice-para-o-cargo-de-procurador-geral-da-republica/ Associação pede que Bolsonaro receba candidatos da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República 2019-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar