Sexta-feira, 04 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro diz que o Brasil precisa das Forças Armadas “preparadas” para defender a Amazônia

Compartilhe esta notícia:

Abertura do evento é feita tradicionalmente pelo presidente do Brasil. (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil precisa de Forças Armadas “preparadas” para proteger a Amazônia do “interesse” de outros países. Bolsonaro fez o comentário enquanto falava sobre declaração dada pelo candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a Amazônia, no debate com o presidente Donald Trump na terça-feira (29).

“Ele (Biden) querendo, parece, romper o relacionamento com o Brasil por conta da Amazônia. Sabemos que alguns países do mundo têm interesse na Amazônia. E nós temos que fazer o que? Dissuadí-los disso. E como você faz a dissuasão disso? Ter Forças Armadas preparadas. Mas nossas Forças Armadas foram sucateadas ao longo dos últimos 20 anos”, disse Bolsonaro, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.

No debate, Biden afirmou que, se eleito, irá reunir, junto com outros países, US$ 20 bilhões para garantir a preservação da Amazônia, e afirmou que haverá “consequências econômicas significativas” caso o desmatamento continue.

Durante a transmissão desta quinta, Bolsonaro também disse não ver problemas na possibilidade de o Ministério da Defesa ter mais recursos do que o da Educação, como foi cogitado, e depois descartado, pelo governo federal. Segundo dele, o importante é que as Forças Armadas estejam preparadas caso algum país resolva fazer “uma besteira” contra o Brasil.

“‘A Defesa vai gastar mais do que Educação’. É o tempo todo essas besteiras. Não interessa se vai gastar mais ou vai gastar menos, tem que atingir seu objetivo. Por que se um dia algum país, alguma potência, resolver fazer uma besteira contra o Brasil, a gente vai fazer o quê? Vai fazer o quê? vai ficar quieto, né. E daí? Vai fazer o que? vai meter o rabo entre as pernas?”

Manguezais e restingas

No mais novo capítulo da batalha judicial sobre a preservação de manguezais e restingas no país, a Justiça Federal derrubou uma liminar que vinha impedindo o governo de relaxar o status de proteção ambiental dessas áreas.

A disputa teve início na segunda-feira (28), quando o governo federal revogou as resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) relativas às áreas de restinga e manguezais e ao entorno de reservatórios d’água. No mesmo conjunto de medidas, cancelou também exigências técnicas para projetos de irrigação e queima de agrotóxicos e resíduos da indústria do cimento.

No dia seguinte, a Justiça Federal do Rio concedeu liminar que revogou a medida, mas a decisão só teve efeito por quatro dias. A liminar foi derrubada nesta sexta-feira (2), e a suspensão do status de proteção das áreas em questão volta a valer.

A revogação inicial das normas que protegiam manguezais e restingas foi de iniciativas do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que no ano passado reestruturou o Conama, reduzindo o número de conselheiros e aumentando a influência do governo federal, em detrimento da participação da sociedade civil.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo federal nomeia um servidor de carreira como novo diretor do Inpe, órgão que monitora o desmatamento no País
A abertura de empresas cresceu quase 18% em junho no Brasil
https://www.osul.com.br/bolsonaro-diz-que-o-brasil-precisa-das-forcas-armadas-preparadas-para-defender-a-amazonia/ Bolsonaro diz que o Brasil precisa das Forças Armadas “preparadas” para defender a Amazônia 2020-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar