Quinta-feira, 10 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Câmara dos Deputados conclui votação de projeto que limita o ICMS sobre combustíveis; texto segue para sanção

Compartilhe esta notícia:

Texto já havia passado pela Câmara, mas foi alterado no Senado e precisou ser votado novamente pelos deputados

Foto: Agência Câmara
Proposta que injeta R$ 41,25 bilhões para turbinar benefícios sociais ainda precisa ser submetida a um segundo turno de votação. (Foto: Ag. Câmara)

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (15) a aprovação do projeto que limita o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.

Pelo texto aprovado pelo Congresso, combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que proíbe estados cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade.

Durante a tramitação do projeto no Congresso Nacional, governadores de diversos estados criticaram a proposta, afirmando que a limitação do ICMS causaria perda de arrecadação de cerca de R$ 100 bilhões.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara, mas foi alterado durante a votação no Senado e, por isso, precisou ser analisado novamente pelos deputados. A nova votação na Câmara começou nesta terça-feira (14), com a análise do texto-base, e foi concluída nesta quarta após a votação dos destaques, que buscavam modificar a redação. Agora, com a aprovação, a proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Negociações

A aprovação do projeto sobre ICMS vem na esteira de uma articulação política que envolveu o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e parlamentares da base de apoio do governo.

O projeto é uma das medidas defendidas pelo governo como forma de tentar reduzir o preço da energia elétrica e dos combustíveis em ano eleitoral. Na tentativa de viabilizar a votação no dia seguinte da análise do texto pelos senadores, Lira e líderes partidários passaram a tarde desta terça-feira em negociações.

O presidente da Câmara também se reuniu, no Palácio do Alvorada, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e com representantes da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Primeiro-ministro do Reino Unido diz que está “profundamente preocupado” com o jornalista Dom Phillips
“Se mataram desaparecidos, estão dentro d’água e pouca coisa vai sobrar”, diz Bolsonaro sobre indigenista e jornalista inglês
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-conclui-votacao-de-projeto-que-limita-o-icms-sobre-combustiveis-texto-segue-para-sancao/ Câmara dos Deputados conclui votação de projeto que limita o ICMS sobre combustíveis; texto segue para sanção 2022-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar