Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Cirurgião porto-alegrense realiza procedimento cardíaco inédito no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Procedimento minimamente invasivo favorece a rápida recuperação do paciente. (Foto: Divulgação)

Cirurgião cardiovascular do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, o médico gaúcho Eduardo Keller Saadi aplicou uma técnica sem cortes, inédita no Brasil, para tratar de forma simultânea lesões graves em duas válvulas cardíacas de uma paciente de 54 anos com miocardiopatia. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e que salva vidas. Ela se recupera bem do procedimento, superando as expectativas da equipe responsável pela operação.

Como efeito colateral de quimioterapia para curar câncer de mama, a doente teve o coração aumentado, com comprometimento severo de duas das válvulas cardíacas, problema conhecido como “miocardiopatia por toxicidade” e que havia exigido várias internações, sem efeito. O médico então decidiu tratar ambas as válvulas ao mesmo tempo, com uso de cateter – até então, em todo o País, apenas uma válvula era acessada por vez.

“A técnica menos invasiva para corrigir insuficiência da válvula mitral já é realizada no Brasil há alguns anos, mas esta é a primeira vez que são tratadas, com cateter, sem cortes e concomitantemente, as válvulas mitral e tricúspide de um paciente”, ressalta Saadi, professor de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e de Doenças Cardíacas Estruturais do Mãe de Deus.

Com mais de 10 mil cirurgias cardiovasculares realizadas ao longo da carreira, ele acrescenta: “Um cateter é introduzido pela veia femoral e guiado por vídeo até o local lesionado, onde um pequeno clipe é fixado para unir os folhetos da válvula, reduzindo a insuficiência cardíaca. O ‘Mitraclip’ repara a válvula mitral e o ‘Triclip’ corrige a insuficiência da válvula tricúspide. De uma só vez, a paciente teve os problemas das duas válvulas solucionados. Sem cortes nem dor e com recuperação breve”.

Válvulas

As válvulas são estruturas essenciais que controlam o fluxo de sangue no coração. Abrem e fecham-se em ritmo preciso, garantido que o sangue passe das câmaras superiores (átrios) para as inferiores (ventrículos) e, posteriormente, às artérias aorta e pulmonar.

Tais estruturas ajudam a manter a pressão e o volume sanguíneo adequados no coração e nos vasos sanguíneos. Quando o sistema não funciona corretamente, é preciso tratamento.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre registra quase 6 mil casos confirmados de dengue no ano
Autorizado auxílio mensal a famílias de Porto Alegre afetadas por obras da ponte do Guaíba
https://www.osul.com.br/cirurgiao-porto-alegrense-realiza-procedimento-cardiaco-inovador-no-brasil/ Cirurgião porto-alegrense realiza procedimento cardíaco inédito no Brasil 2025-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar