Sábado, 26 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Detalhes de Pix recebidos por Carla Zambelli podem indicar se ela teve ajuda para deixar o País

Compartilhe esta notícia:

Antes de sair do País, Zambelli divulgava pedidos de doações em suas redes sociais. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Uma das medidas determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na abertura de novo inquérito contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), pode ajudar a identificar se a parlamentar teve ajuda financeira para deixar o Brasil.

Moraes determinou que o Banco Central (BC) informe os valores e os remetentes de transferências via Pix recebidas por Zambelli nos últimos 30 dias. O objetivo é verificar se houve algum tipo de financiamento para a fuga.

A apuração foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e mira a suposta tentativa de Zambelli de obstruir investigações sobre organização criminosa. A deputada foi condenada por unanimidade pelo STF a 10 anos de prisão por participação na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica.

Antes de sair do País, Zambelli divulgava pedidos de doações em suas redes sociais e dizia que usaria os recursos para pagar multas impostas pela Justiça.

Zambelli é considerada foragida desde 25 de maio, quando deixou o Brasil por terra, atravessando a fronteira com a Argentina. De Buenos Aires, embarcou para a Flórida, nos Estados Unidos. Aliados afirmam agora que ela está na Itália.

A fuga ocorreu dias depois da condenação e gerou reação imediata no STF. Além da abertura do novo inquérito, Moraes notificou a Câmara dos Deputados para suspender o pagamento do salário da parlamentar.

Bloqueio das contas

O Banco Central informou nessa quinta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que emitiu a ordem de bloqueio das contas bancárias e ativos financeiros da deputada Carla Zambelli.

A medida foi autorizada na quarta-feira (4) pelo ministro Alexandre de Moraes após a expedição do mandado de prisão da deputada, que fugiu do Brasil semanas após ser condenada pela Corte a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023.

No ofício enviado ao STF, o Banco Central informou que a ordem do ministro foi transmitida a todas as instituições financeiras do país.

Além das contas bancárias, Moraes solicitou o bloqueio de transferências de Pix, cartões de crédito, aplicações em fundos de investimento, previdência privada, cartas de consórcio, ouro e criptomoedas.

A prisão foi determinada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitar a medida ao Supremo. Para a PGR, ela fugiu do Brasil para evitar o cumprimento da condenação.

Na terça-feira (3), em entrevista a uma rádio do interior de São Paulo, Zambelli disse que saiu do país para fazer um tratamento de saúde e que vai pedir licença do mandato.

De acordo com a assessoria da parlamentar, ela desembarcou na manhã dessa quinta em Roma, na Itália, após passar pelos Estados Unidos. Ela pretende ficar no país europeu por ter dupla cidadania.

Diante da fuga, Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar a deputada pelos crimes coação no curso do processo e obstrução de investigação.

No entendimento de Moraes, a deputada pretende adotar o “mesmo modus operandi” utilizado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a “prática de condutas ilícitas”.

O filho de Bolsonaro está nos Estados Unidos e é alvo de um inquérito pela suspeita de incitar o governo norte-americano a adotar medidas contra Moraes e outras autoridades brasileiras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Carla Zambelli chegou à Itália antes de ser incluída na lista da Interpol
Bolsonaro diz que não tem relação com Carla Zambelli: “Não botei dinheiro no Pix dela”
https://www.osul.com.br/detalhes-de-pix-recebidos-por-carla-zambelli-podem-indicar-se-ela-teve-ajuda-para-deixar-o-pais/ Detalhes de Pix recebidos por Carla Zambelli podem indicar se ela teve ajuda para deixar o País 2025-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar