Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de maio de 2016
O WhatsApp liberou enfim uma versão para download do mensageiro que pode ser usada no Windows ou Mac OS (computador da Apple), com interface em português. Vale lembrar que o serviço web do WhatsApp já estava funcionando no Brasil desde 2015, com acesso pelo navegador. O novo programa também “espelha” o app do celular, que precisa estar conectado à internet. Para conhecer melhor o WhatsApp Desktop, confira dez dicas e curiosidades sobre a versão feita para computadores tradicionais.
1. Sistemas operacionais.
O WhatsApp Desktop funciona em computadores que tenham a versão do Windows 8, Windows 8.1 ou superior. Já para o sistema da Apple, é possível baixar e instalar o programa no OS X Mavericks (10.9) ou mais recente.
2. Precisa do celular.
Uma das desvantagens do WhatsApp Desktop é que mesmo baixando o programa ele não funciona de forma independente e precisa de um celular para “espelhar” as mensagens. A mesma função é encontrada no WhatsApp Web desde 2015, acessado pelo navegador. Assim, no Desktop a leitura é feita também pelo QR Code e pareado com o smartphone, que precisa estar ligado e conectado.
3. Windows.
Sim, o WhatsApp Desktop foi lançado com downloads separados para computadores Windows com tecnologia em 32 bits e os mais avançados em 64 bits.
4. Tamanho de download.
Para quem está preocupado com o espaço que o WhatsApp Desktop vai ocupar no computador, saiba que ele não é um programa tão pesado. A versão de download para Windows tem 52,5MB (32 bits) e 61,5MB (64 bits). Já para o Mac OS, o pacote é baixado com 51,7MB.
5. Vantagens.
O WhatsApp Desktop é prático para quem não quer ficar dependendo do navegador para conferir suas mensagens. Isso acaba evitando travamentos ou erros durante o uso por ser um software “independente”, compatível com o sistema operacional. Fica ainda simples verificar novos recados, com o alerta destacado no ícone do mensageiro, que fica na barra de tarefas do computador.
6. Uso simultâneo.
Quem acha que pode usar o WhatsApp Desktop em conjunto com o WhatsApp Web vai encontrar um problema. O usuário só pode usar um serviço de cada vez. Para reativar a tela de mensagens é necessário clicar no botão “Usar daqui” toda vez que fizer a mudança ou usar um novo computador.
7. Menos uma aba.
Para quem usa diversas abas ao mesmo tempo no navegador, fica difícil encontrar o WhatsApp Web e até pouco prático para responder suas mensagens no dia a dia. O destaque do What sApp Desktop é funcionar fora do browser e poder ser minimizado na barra de tarefas do computador, para ser aberto quando preferir de forma rápida e simples.
8. Alertas de notificações.
Para não perder tempo tendo que abrir o WhatsApp Desktop para conferir se há novas mensagens, o programa mostra uma notificação em um “balãozinho” vermelho no ícone, na barra de tarefas do computador. Assim, o usuário consegue saber quantos recados não foram visualizados.
9. Atalhos.
No WhatsApp Desktop o usuário pode usar atalhos para acessar ações do mensageiro de forma mais rápida. Esse recurso não funciona no navegador, com o Web. Há atalhos para abrir uma conversa, arquivar chat, silenciar, apagar conversa, criar grupo e mais.
10. Apenas uma cópia?
O WhatsApp fez a versão Desktop de seu mensageiro de forma apressada. O visual e recursos lembram uma “cópia” do WhatsApp Web, tanto que ele continua dependente do celular. (AG)