Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “É bom que sentem, conversem e baixem a bola”, diz o vice-presidente Hamilton Mourão sobre uma reunião dos Três Poderes da República

Compartilhe esta notícia:

Mourão diz não ver "golpismo" nas falas do presidente. (Foto: Romério Cunha/VPR)

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça-feira (13) que uma reunião entre os chefes dos Três Poderes — como a que vem sendo articulada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux — será uma boa oportunidades para que as autoridades “conversem” e “baixem a bola”.

“Acho que é bom que sentem e conversem, baixem a bola e baixem o tom que é o melhor para nação como um todo. Temos aí essa pandemia sendo enfrentada. Os índices [da Covid] estão caindo graças à vacinação. Vamos melhorar e para melhorar é preciso que todo mundo se entenda” disse Mourão.

Fux recebeu o presidente Jair Bolsonaro na segunda (12), na sede do STF. Após o encontro, disse que articulará uma agenda que também envolva a presidência do Legislativo para discutir as “balizas” das relações entre as três instâncias.

Bolsonaro tem dado declarações que colocam em dúvida a credibilidade das urnas eletrônicas. Defensor do voto impresso, o presidente da República chegou a ameaçar com a não a realização do pleito em 2022.

Na semana passada, Bolsonaro atacou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, e afirmou que, se não forem “limpas” e com voto impresso, as eleições do ano que vem não serão realizadas.

As declarações provocaram reações de repúdio de partidos. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o Legislativo não aceitará “retrocesso” nem “frustração das eleições”. Barroso disse que atuar para impedir eleição configura crime de responsabilidade. Veja abaixo:

Eleições

Mourão disse que as eleições presidenciais serão realizadas no ano que vem mesmo que não seja aprovada a proposta do voto impresso auditável.

Na última sexta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro acusou, sem provas, o TSE de participar de fraudes e disse que “corremos o risco de não termos eleições no ano que vem”.

O general da reserva refutou a hipótese de não haver o pleito nacional. “As eleições serão realizadas”, afirmou.

“Cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto”, afirmou.

Mourão disse ainda que ainda não tem opinião formada sobre a adoção, a partir de 2026, de um sistema semipresidencialista no Brasil. “Ainda não me debrucei sobre o assunto. Portanto, não tenho opinião formada”, disse.

Em entrevista, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sugeriu que, para o Brasil alcançar a estabilidade política, uma das opções seria a mudança do sistema de governo, como a adoção do “semipresidencialismo” a partir de 2026.

“Nesse regime, se for o caso, é muito menos danoso que caia um primeiro-ministro do que um presidente. Quando um presidente cai, assume um vice-presidente que pode não estar alinhado com as propostas do eleito”, disse.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Presidente do Supremo diz que CPI tem autonomia para decidir se depoente “abusa” do direito ao silêncio
Bolsonaro reclama de soluço que já dura dez dias. Entenda as possíveis causas do problema
https://www.osul.com.br/e-bom-que-sentem-conversem-e-baixem-a-bola-diz-o-vice-presidente-hamilton-mourao-sobre-uma-reuniao-dos-tres-poderes-da-republica/ “É bom que sentem, conversem e baixem a bola”, diz o vice-presidente Hamilton Mourão sobre uma reunião dos Três Poderes da República 2021-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar