Domingo, 12 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A economia brasileira cresceu acima do esperado em outubro e teve alta de 0,29%

Compartilhe esta notícia:

Varejo impulsionou crescimento. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A economia brasileira cresceu acima do esperado em outubro, mês de forte recuperação do varejo e da indústria, na comparação anual.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve alta de 0,29% no mês em comparação a setembro, informou o BC nesta segunda-feira (18). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 2,33%.

O resultado foi melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters, que apontava recuo de 0,15% na comparação mensal, na mediana das projeções dos especialistas consultados.

No ano até outubro, a atividade econômica acumula alta de 0,85% ante o mesmo período do ano passado. Em 12 meses, a expansão registrada é de 0,26%.

Em setembro, o índice já havia apresentado desempenho acima do esperado. O BC, contudo, revisou o dado, reduzindo de 0,4% para 0,27%.

Com o resultado, a economia brasileira ficou praticamente estagnada no terceiro trimestre, porém tendo como pano de fundo a melhora dos investimentos, apontando fôlego da economia após longa recessão.

O desempenho em outubro foi positivamente influenciado pela melhora no desempenho do comércio e da indústria. Em outubro, o volume de vendas do varejo cresceu 2,5%, enquanto a produção industrial teve alta de 1,5%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O IBC-Br incorpora projeções para a produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

Indústria

A indústria teve um ligeiro crescimento em outubro, mas o resultado foi mais disseminado entre os setores do que anteriormente.

Segundo o IBGE, a produção industrial teve alta de 0,2% em outubro na comparação com setembro, com aumento na produção de 15 das 24 atividades pesquisadas.

Após primeiro semestre de comportamento errático, com altas seguidas de quedas, a produção industrial segue em rota de melhora gradual. É o segundo mês consecutivo de variação positiva.

Apesar do desempenho ter ficado abaixo do obtido no mês anterior —o IBGE revisou o dado de setembro de 0,2% para 0,3%—, a avaliação do órgão é que o indicador de outubro foi melhor porque, em setembro, apenas oito setores haviam tido alta.

Varejo

As vendas no varejo tiveram a sétima alta consecutiva na comparação anual em outubro, com crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou o IBGE na quarta-feira (13).

No acumulado em 12 meses, a alta foi de 0,3%, revertendo a tendência de queda registrada desde abril de 2015. Móveis e eletrodomésticos foram os carros chefes da melhora, com alta de 5,2% nessa base de comparação.

O chamado varejo ampliado —incluindo materiais de construção e de veículos— apresentou sua sexta alta consecutiva na comparação anual, avançando 7,5% em relação a outubro de 2016.

“É uma melhora motivada pelo ganho de renda das famílias, que podem fazer reformas em seus domicílios. Enquanto a alta na venda de veículos é decorrência de melhores condições de financiamento para esse produto”, diz Isabella Nunes, gerente da pesquisa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Nova regra para debates beneficia Bolsonaro e possível nome do PSOL na candidatura à Presidência da República
Cinco Estados brasileiros tentam vender 5 mil quilômetros de rodovias
https://www.osul.com.br/economia-brasileira-cresce-acima-do-esperado-em-outubro-e-tem-alta-de-029/ A economia brasileira cresceu acima do esperado em outubro e teve alta de 0,29% 2017-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar