Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Em reunião do Mercosul, Bolsonaro afirma que discordâncias “pertencem a um passado já superado”

Compartilhe esta notícia:

Bloco é formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

Foto: Isac Nóbrega/PR
Bloco é formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (16), que as discordâncias entre os países do Mercosul devem ficar “de lado”, já que “pertencem a um passado já superado”. Bolsonaro disse que, em 2020, o bloco atuou “com flexibilidade e pragmatismo” em busca de convergência, o que deve ser mantido no próximo ano.

As declarações foram dadas em discurso na 57ª edição da reunião de cúpula dos líderes do bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o encontro foi realizado por videoconferência.

Aos demais chefes de Estado, Bolsonaro disse ter preocupação com o “ressurgimento” de “entraves pontuais” entre os países, o que pode atrapalhar o trabalho de integração e desenvolvimento regional do bloco. “No âmbito comercial, não posso deixar de manifestar preocupação com o ressurgimento de entraves pontuais entre os Estados partes. Devemos deixar de lado essas discordâncias, que pertencem a um passado já superado”, declarou.

O presidente defendeu o trabalho coordenado entre os países para não serem “ultrapassados” por outros blocos econômicos de objetivos semelhantes. “Queremos estar nas fileiras e não no pelotão de trás do desenvolvimento”, acrescentou.

Bolsonaro elogiou os trabalhos do Mercosul em temas como a revisão da tarifa comum, mesmo durante a pandemia. Segundo ele, as diferenças dos governos nas agendas econômicas dos países “não levaram a impasses que poderiam colocar em risco o andamento de nossa agenda comum”.

“A busca pelo consenso no Mercosul não significou inércia ou estagnação. Atuamos com flexibilidade e pragmatismo para que nossos pontos de convergência prevalecessem sobre nossas diferenças. Isso é o que vamos continuar a fazer em 2021″, afirmou.

Argentina

A reunião virtual marcou a passagem do comando rotativo do Mercosul do Uruguai para a Argentina. Bolsonaro fez “votos” de sucesso ao presidente Alberto Fernández à frente do bloco e disse que o colega poderá contar com a “disposição” do Brasil para manter o “alto nível do diálogo regional”.

Pandemia

Ao falar da pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro disse que 2020 foi um “ano totalmente atípico” e que o sucesso do Mercosul deve ser medido “pela resiliência e perseverança” do bloco e dos governos “em salvar vidas e proteger nossas economias”.

Bolsonaro disse ter “orgulho” ao constatar que o bloco colaborou nos esforços para facilitar o combate à pandemia e deu como exemplo a liberação de recursos para a compra de equipamentos e de testes de Covid-19.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Morre Ivo Nesralla, o médico que fez o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul
Governo exigirá termo de responsabilidade para vacinação emergencial, afirma ministro da Saúde
https://www.osul.com.br/em-reuniao-do-mercosul-bolsonaro-afirma-que-discordancias-pertencem-a-um-passado-ja-superado/ Em reunião do Mercosul, Bolsonaro afirma que discordâncias “pertencem a um passado já superado” 2020-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar