Domingo, 23 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Rio Grande do Sul Em viagem à Itália, governador gaúcho discute aprofundamento de parceria com a província do Vêneto

Compartilhe esta notícia:

Luca Zaia (E) e Eduardo Leite (D) trataram de assuntos econômicos e culturais. (Foto: Maurício Tonetto/Secom)

Durante reunião na Itália nesta segunda-feira (14), o governador Eduardo Leite discutiu a possibilidade de uma aproximação ainda maior com a província do Vêneto, terra de origem da maioria dos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul há quase 150 anos. A conversa teve como interlocutor o presidente da região, Luca Zaia, e foi um dos destaques do segundo dia de viagem oficial de comitiva gaúcha ao país europeu.

O Vêneto tem a quinta maior população regional da Itália, além de ocupar o terceiro lugar no ranking econômico. Já existe inclusive um “Protocolo de Irmandade” assinado entre as duas partes, por causa da mencionada relação histórica e cultural.

Acompanhado de membros de sua equipe, Leite ressaltou: “Esse legado tem forte presença no nosso Estado, em aspectos como  culinária, vitivinicultura, arquitetura e festividades, sem contar os nomes e sobrenomes de pessoas ou mesmo as denominações de cidades em homenagem à Itália. A partir do fortalecimento dos laços culturais, podemos avançar também nas relações comerciais”.

Ambos propuseram ampliar a parceria, desdobrando o atual acordo em planos de trabalho e ações específicas de cooperação nos segmentos educacional, técnico e científico. O governador gaúcho também convidou o presidente do Vêneto para comparecer às celebrações dos sesquicentenário da imigração italiana, no ano que vem.

“Nossa intenção é de ir ao Rio Grande do Sul em 2025, afinal nossa relação com os gaúchos é profunda e podemos aproveitar a visita para a assinatura de projetos no âmbito do acordo de cooperação já existente”, respondeu Luca Zaia. Ele também anunciou que sua província presenteará os gaúchos com estátua do Leão de Veneza (símbolo da capital da região), para que o monumento seja instalado em algum espaço público.

Roteiro prossegue

Na sequência, a comitiva embarcou para Roma, para uma agenda de atividades nesta terça-feira (16). No roteiro – com encerramento na próxima segunda (22) também estão previstas escalas de trabalho no Vaticano e em quatro cidades da Alemanha (cujos primeiros imigrantes chegaram ao solo gaúcho há 200 anos).

O governo gaúcho ressalta que o objetivo da missão é divulgar potencialidades de negócio e atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, além de estreitar relações com os países visitados.

Participam da comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodrigues (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

A lista prossegue com o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representando a Assembleia Legislativa, estão seu presidente Adolfo Brito, o líder do governo no Parlamento, Frederico Antunes, e seus colegas Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

“Terra da Gente”: Lula anuncia programa para assentar 295 mil famílias até 2026
Brasileirão Feminino: Grêmio vence o Inter por 2 a 0
https://www.osul.com.br/em-segundo-dia-de-viagem-a-italia-governador-gaucho-discute-aprofundamento-de-parceria-com-a-provincia-do-veneto/ Em viagem à Itália, governador gaúcho discute aprofundamento de parceria com a província do Vêneto 2024-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar