Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Em tempos de corrupção escancarada de políticos, pesquisas tentam explicar o comportamento dos brasileiros de querer levar vantagem em tudo

Compartilhe esta notícia:

Para especialista, brasileiro sempre quer tirar vantagem: “ele passa pelo acostamento, fura fila, não devolve o troco”. (Crédito: Reprodução)

Em meados da década de 1970, uma propaganda na televisão acabou por cunhar uma expressão que até hoje não saiu de moda no Brasil. No vídeo, o “maestro” do tricampeonato mundial Gérson acendia um cigarro e questionava o telespectador: “Por que pagar mais caro se essa marca de tabaco me dá tudo o que eu preciso de um cigarro?”, dizia. E terminava com a frase: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também!” A máxima acabou por criar a “lei da vantagem” ou a “lei de Gérson” para justificar atitudes em que a pessoa sempre se dá bem.

Em tempos bicudos de corrupção escancarada de políticos e agentes públicos, diversas pesquisas e estudos tentam explicar se o comportamento dos brasileiros de burlar certas regras e leis não estaria associado à tal “lei da vantagem” aplicada no cotidiano das pessoas, sem que elas percebam que são atitudes ilícitas.

Com ajuda de professores e especialistas, a reportagem identificou alguns “desvios éticos” praticados na sociedade e que deixam a falsa sensação de que faz parte do DNA dos brasileiros querer levar a melhor em tudo: seja ao não dar uma nota fiscal, tentar subornar o guarda para evitar multa, falsificar uma carteirinha de estudante, furar fila, comprar produtos falsificados, bater ponto para o colega, colar na prova da escola ou fazer “gato” na TV paga, entre outros.

Pesquisa.

Pesquisa realizada pelo Data Popular no início deste ano revela que 3% dos entrevistados se consideram corruptos, e 70% admitem já ter cometido ao menos um tipo de infração. E, enquanto 22% dos brasileiros dizem conhecer uma pessoa corrupta, 80% afirmam conhecer alguém que já cometeu alguma ilegalidade.

Em outro estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a percepção dos entrevistados em relação a forma de agir do brasileiro reflete como tratamos as pessoas, mesmo as que nos são mais próximas: 82% acham que a maioria quer tirar vantagem, e só 16% dizem que as pessoas agem de maneira correta.

“O que tem é essa visão de que o brasileiro sempre quer tirar vantagem, ele passa pelo acostamento, fura fila, não devolve o troco, cola na prova, e isso afeta essa avaliação. As pessoas podem defender uma sociedade sem corrupção, mas, nessas pequenas coisas, elas não têm essa ética, e aí você começa a perder confiança. É uma confiança desconfiada”, conta Renato da Fonseca, coordenador da pesquisa.

Relações pessoais são colocadas acima das regras.

Para o antropólogo Roberto DaMatta, de maneira geral, as relações pessoais são postas acima das regras, das leis, inclusive na política. “Dependendo dos óculos que você usa, da pessoalidade ou da impessoalidade, pode enxergar determinada atitude como um crime, se for alguém que você não conhece, ou mudar essa classificação para uma pequena infração ou delito, quando se trata de alguém próximo. Aqui há uma elasticidade moral muito grande, que se estica mais ou menos conforme a situação que se apresenta. No trânsito, por exemplo, respeito as regras, mas todos os dias vejo as pessoas cometerem infrações, e elas sequer conseguem enxergam isso, pois acham que dirigem melhor do que o outro.” (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Com parte do PMDB, podemos barrar o impeachment, diz Lula
Páscoa tem o menor número de acidentes dos últimos cinco anos
https://www.osul.com.br/em-tempos-de-corrupcao-escancarada-de-politicos-pesquisas-tentam-explicar-o-comportamento-dos-brasileiros-de-querer-levar-vantagem-em-tudo/ Em tempos de corrupção escancarada de políticos, pesquisas tentam explicar o comportamento dos brasileiros de querer levar vantagem em tudo 2016-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar