Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Entenda o que é o ciclone-bomba que atingiu a Região Sul do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Fortes ventos causaram estragos no RS

Foto: Defesa Civil/Divulgação
Fortes ventos causaram estragos no RS. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Com as fortes tempestades e rajadas de vento que atingiram o Sul do País na terça-feira (30) e na madrugada desta quarta (1º), o termo ciclone-bomba ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação.

O fenômeno natural deixou mortos e  grandes estragos nos locais por onde passou, incluindo o Rio Grande do Sul.  O termo ciclone-bomba é usado para descrever os ciclones que se formam após uma rápida queda da pressão atmosférica – ao menos 24 milibares em 24 horas. A expressão está ligada à queda acentuada da pressão em um curto período de tempo.

A pressão atmosférica é o peso da coluna de ar sobre a terra. Quando a pressão do ar está muito baixa e o centro do ciclone está muito próximo ao continente, vindo do mar, a situação requer atenção por causa da força dos ventos formados pelo ciclone e o risco de danos que pode gerar.

O ciclone-bomba se forma quando o ar frio do continente se choca com ar quente vindo do oceano. Os ventos e a rotação da Terra criam um efeito de centrifugação, por isso o termo ciclone.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Todas as equipes da Defesa Civil estão mobilizadas”, diz governador sobre estragos causados por temporais no RS
Ciclone-bomba mata nove pessoas em Santa Catarina
https://www.osul.com.br/entenda-o-que-e-o-ciclone-bomba-que-atingiu-a-regiao-sul-do-brasil/ Entenda o que é o ciclone-bomba que atingiu a Região Sul do Brasil 2020-07-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar