Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados quer fazer delação

Compartilhe esta notícia:

O ex-deputado foi condenado a 14 anos e quatro meses de prisão em agosto do ano passado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (Foto: Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados)

A força-tarefa da Operação Lava-Jato está interessada nas informações que o ex-deputado André Vargas, que pertenceu ao PT, tem afirmado dispor sobre o financiamento de campanhas majoritárias do PT. O político, que é de Londrina (PR) e foi próximo de Alberto Youssef, doleiro e um dos principais delatores da Lava-Jato, teve cargos de destaque na hierarquia petista: foi secretário nacional de Comunicação da sigla e vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Sua ligação com os escândalos apurados pela operação veio à tona em abril de 2014, antes da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, e o levaram em poucas semanas a sair do partido. No fim de dezembro, foi cassado. No início de março, Vargas afirmou a seus defensores que está disposto a fazer delação premiada. Procurada, a defesa do ex-parlamentar informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

O ex-deputado foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 14 anos e quatro meses de prisão em agosto do ano passado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, praticados com recursos que teriam origem na Petrobras. O ex-petista quer sair do regime prisional fechado. Como secretário de Comunicação do partido, Vargas teve conhecimento e influência sobre contratos de publicidade do governo federal. Dois dos temas centrais da delação de Vargas, caso venha a ser confirmada, serão os contratos firmados pelo governo federal com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. Eles envolvem pelo menos seis empresas de comunicação e propaganda investigadas e que tiveram seus sigilos fiscal e bancário quebrados no ano passado pela Justiça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governo quer atrair apoiadores contra o impeachment
O número de mulheres que pilotam aeronaves no Brasil cresceu mais de 100% em dois anos
https://www.osul.com.br/ex-deputado-que-foi-integrante-do-pt-quer-fazer-delacao/ Ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados quer fazer delação 2016-04-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar