Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Filho de ex-líder da máfia italiana é preso na Sicília a pedido do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Leonardo Badalamenti foi levado para uma penitenciária em Palermo. (Foto: Reprodução)

O filho de um antigo chefe da máfia italiana foi preso nesta quarta-feira (5), no Sul da Itália, após um mandado de captura internacional emitido pela Justiça do Brasil. Leonardo Badalamenti, 60 anos, filho de Gaetano “Tano” Badalamenti (1923-2004), foi detido na casa de sua mãe em Castellammare del Golfo, município de 15 mil habitantes situado na ilha da Sicília, berço da Cosa Nostra.

Tráfico de drogas e falsidade ideológica

Ele é acusado de associação criminosa ligada ao tráfico de drogas e falsidade ideológica. Seu pai foi um dos líderes da máfia siciliana na década de 1970 e o mandante do homicídio do ativista italiano Peppino Impastato, ocorrido em 9 de maio de 1978.

Controle da Cosa Nostra

Badalamenti pai fugira para o Brasil durante a guerra pelo controle da Cosa Nostra deflagrada pelo clã de Corleone, liderado por Salvatore “Totò” Riina (1930-2017), e vivia no país com a identidade falsa de Carlos Massetti.

Ele foi condenado por tráfico de heroína nos Estados Unidos em 1987, no caso “Pizza Connection”, e morreu em uma prisão de Massachusetts em 2004, aos 80 anos de idade.

Mandado de prisão

Leonardo chegou a ser detido em 2009, acusado de formação de quadrilha de caráter mafioso, corrupção e crimes financeiros, mas acabou liberado. Badalamenti estava foragido desde 2017, quando um tribunal de São Paulo (SP) emitiu um mandado de prisão contra ele.

Episódio insólito

O suspeito só foi identificado pela polícia italiana após um episódio insólito: mesmo foragido, ele invadiu na semana passada uma casa da família apreendida pela Prefeitura de Cinisi, vizinha a Castellammare del Golfo, e trocou a fechadura da porta para se reapropriar do imóvel. O caso atraiu a atenção da Arma dos Carabineiros, que descobriu que Massetti era, na verdade, Badalamenti.

“A prisão de Leonardo Badalamenti é uma importante notícia”, comentou a senadora italiana de centro-esquerda Assuntela Messina, integrante da Comissão Parlamentar Antimáfia. Ele foi transferido para a penitenciária de Pagliarelli, em Palermo, onde aguardará a tramitação de um pedido de extradição para o Brasil. As informações são das agências de notícias Ansa e Reuters.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Conselho Nacional de Justiça arquiva apuração contra juiz que teria cometido erro de digitação
O Conselho Nacional de Justiça apresenta proposta para tornar mais justas as custas judiciais
https://www.osul.com.br/filho-de-ex-lider-da-mafia-italiana-e-preso-na-sicilia-a-pedido-do-brasil/ Filho de ex-líder da máfia italiana é preso na Sicília a pedido do Brasil 2020-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar