Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Filme perdido de Orson Welles vai abrir Festival de Veneza

Compartilhe esta notícia:

Cena do filme "O Mercador de Veneza", de Orson Welles. (foto: reprodução)

A abertura da 72ª edição do Festival de Cinema de Veneza, em 1º de setembro, terá a exibição de “O Mercador de Veneza” (1969) e “Otelo” (1952), dois filmes do diretor Orson Welles, em memória dos 100 anos de seu nascimento.

“O Mercador de Veneza”, adaptação da obra de Shakespeare, foi encomendado pelo canal americano CBS. As gravações começaram em 1969, mas foram interrompidas quando a emissora cortou o financiamento. Welles finalizou a produção de forma independente, mas dois dos três rolos de filme foram roubados e a versão final ficou perdida. Com a recente descoberta do roteiro original e com o achado de trinta minutos de gravações, o filme foi reconstruído pelo Filmmuseum Munchen and Cinemazerom, museu alemão dedicado ao cinema.

A exibição de”O Mercador de Veneza” contará com uma apresentação ao vivo da Orquestra Classica di Alessandria e partitura feita Angelo Francesco Lavagnino, compositor italiano que foi parceiro de Welles em outros filmes, como “Falstaff – O Toque da Meia Noite”  (1965).

“Otelo” estava escalado para o Festival de Veneza de 1951, mas Welles o retirou da programação ao alegar que o filme ainda não estava pronto. No ano seguinte, uma versão mais curta e em inglês foi exibida no Festival de Cannes e premiada com o Grand Prix. Agora, a versão restaurada e em italiano de “Otelo” será exibida em Veneza.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Melhor idade: Agência promove encontro para apresentar opções de intercâmbio para quem já passou dos 50
Vernissage
https://www.osul.com.br/filme-perdido-de-orson-welles-vai-abrir-festival-de-veneza/ Filme perdido de Orson Welles vai abrir Festival de Veneza 2015-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar