Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de maio de 2015
O Google anunciou diversas novidades no seu evento anual para desenvolvedores Google I/O, em São Francisco (EUA). Entre as principais notícias, está o anúncio de que até o final do ano, o Google Maps deverá funcionar mesmo sem conexão de internet. Além disso, a empresa apresentou uma nova versão do seu sistema operacional móvel, o Android M (ainda sem nome definido), além de um sistema de pagamento novo chamado Android Pay.
A navegação off-line do Google Maps, segundo Jen Fitzpatrick, vice-presidente de engenharia do Google, irá ajudar a conquistar o próximo bilhão de usuários em países que estão em desenvolvimento, como Índia, China, Brasil e México.
Além de acessar mapas, os usuários, quando estiverem sem acesso a alguma rede de internet, poderão pesquisar por lugares e informações específicas, como horário de funcionamento e avaliações de locais. A atualização é semelhante ao que foi feito no Youtube da Índia. Lá, é possível baixar e armazenar vídeos da plataforma no celular por até 48h, podendo assisti-los enquanto está off-line. Esta funcionalidade será expandida, em breve, para outros países ao redor do mundo.
Android M.
O sucessor da atual versão do Android Lollipop chegará até o fim deste ano. Tradicionalmente, as versões do software que rodam celulares e tablets Android ganham nomes de doces, que evoluem em ordem alfabética. Sendo assim, o nome da próxima começará com a letra M. Segundo os porta-vozes da empresa, o novo software estará mais focado em estabilidade e eficiência. Uma das implementações é a de um sistema mais claro de permissões para aplicativos.
Android Pay.
O Google refundou seu antigo sistema de pagamento Google Wallet e deu a ele o nome Android Pay – meses após o lançamento do Apple Pay da rival. O novo sistema passará a funcionar no Android M (mas também em celulares equipados com versões a partir da Kitkat) e fará uso de tecnologia de aproximação (NFC), permitindo que o usuário conclua pagamentos apenas encostando o celular em algum terminal ou em outro celular. (AE)