Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Governo e companhias aéreas devem anunciar no dia 20 um programa para baratear as passagens de avião

Compartilhe esta notícia:

A data escolhida, dia 20 de dezembro, coincide com o pico do movimento nos aeroportos. (Foto: Reprodução)

Após conversas com as companhias aéreas, o governo federal se prepara para fazer um anúncio já esperado – e que está em fase final de negociação: a criação de uma “cota” de passagens mais baratas por voo. A ideia pode ser anunciada formalmente no próximo dia 20. O plano é instituir um percentual de bilhetes por voo que não sofrerá os constantes (e pesados) reajustes de preço conforme a data da viagem se aproxima.

Hoje, é possível verificar uma grande diferença de tarifas caso o passageiro faça uma cotação das passagens e, depois, refaça a operação dali a uma semana.

O anúncio da nova lógica de preços deve ser feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelos representantes de duas empresas aéreas.

A data escolhida, dia 20 de dezembro, coincide com o pico do movimento nos aeroportos em razão das férias escolares e da proximidade das festas de fim de ano.

Redução do preço

O ministro vem conversando com as empresas aéreas há meses, e as negociações finalmente chegaram a um ponto consensual. No mês passado, o ministro já tinha anunciado o compromisso das aéreas apresentarem um plano de redução do preço das passagens.

“Fizemos uma reunião com as companhias aéreas que se comprometeram a apresentar um plano para que a gente possa buscar a redução no custo das passagens no Brasil”, afirmou a jornalistas.

Segundo os dados mais recentes da Anac, referentes a agosto, o preço médio das tarifas é de R$ 649,17.

“Sabemos que o aumento das passagens é uma questão mundial. Na Europa e nos Estados Unidos, nós tivemos aumento nas passagens aéreas. O que nós não podemos aceitar e permitir são aumentos abusivos que têm prejudicado a população brasileira”, declarou o ministro em novembro.

Voos

Segundo dados do Anuário do Transporte Aéreo 2022, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2022, foram realizados aproximadamente 831 mil voos, somados os mercados doméstico e internacional, representando um aumento de 39% em relação a 2021. Ainda somando os mercados, aproximadamente 98 milhões de passageiros foram transportados.

Em um evento nesta semana, Silvio Costa Filho reforçou a recuperação da economia brasileira no setor aéreo no período pós-pandemia. “Até 2026, nós vamos chegar a mais de 140 milhões de passageiros no país. Isso será fundamental para o fortalecimento dos nossos aeroportos, mas também da nossa economia”. As informações são do portal de notícias G1 e do Ministério de Portos e Aeroportos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba por que o PIB do Brasil em 2023 não é considerado de qualidade mesmo com crescimento
Parcelamento pirata? Entenda o novo capítulo da guerra entre bancos e maquininhas em torno dos juros do cartão de crédito
https://www.osul.com.br/governo-e-companhias-aereas-devem-anunciar-no-dia-20-um-programa-para-baratear-as-passagens-de-aviao/ Governo e companhias aéreas devem anunciar no dia 20 um programa para baratear as passagens de avião 2023-12-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar