Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, retoma ações de saúde com gestantes indígenas na Reserva do Guarita

Compartilhe esta notícia:

Profissionais de saúde se reúnem com gestantes na própria aldeia para orientar sobre o pré-natal e preparação ao parto.

Foto: Divulgação/Hospital Santo Antônio
Profissionais de saúde se reúnem com gestantes na própria aldeia para orientar sobre o pré-natal e preparação ao parto. (Foto: Divulgação/Hospital Santo Antônio)

O Hospital Santo Antônio, referência no atendimento das populações indígenas de Tenente Portela e Redentora, na região noroeste do Estado, retomou, na segunda quinzena de julho, o projeto de acolhimento e pré-natal de gestantes dos povos Kaingang e Guarani.

Dois encontros foram realizados nos dias 21 e 28 deste mês entre os profissionais de saúde e grupo de gestantes na própria aldeia para orientações sobre o pré-natal e preparação ao parto. As ações foram desativadas durante a fase aguda da pandemia de coronavírus, mas agora foram retomadas.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, considerou importante a iniciativa da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio de Tenente Portela em desenvolver ações de saúde, com as gestantes da área da reserva indígena do Guarita, nos territórios de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí.

“Iniciativas como essa fazem a diferença no atendimento dos prestadores de serviços na rede de saúde do Estado”, destacou. “Fiquei encantada com o tratamento dado às gestantes na própria aldeia, desde o acolhimento do pré-natal até o parto na maternidade, realizado nos moldes da cultura indígena”, afirmou a secretaria.

A presidente do hospital, Mirna Braucks, explicou que o atendimento aos povos indígenas feito pela instituição garante o acesso de acompanhante e intérprete, pois o hospital dispõe de quatro profissionais qualificados para tradução das línguas tradicionais das etnias. A dieta oferecida na maternidade foi ajustada à cultura e aos hábitos dos povos Kaigang e Guarani. As mulheres indígenas também contam com acesso ao parto humanizado, seguindo as orientações da Política de Saúde da Mulher.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Perfuração de poços beneficia 20 mil pessoas em 105 municípios do Rio Grande do Sul
Sanções da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais começam a valer e preocupam empresas que não estão prontas
https://www.osul.com.br/hospital-santo-antonio-de-tenente-portela-retoma-acoes-de-saude-com-gestantes-indigenas-na-reserva-do-guarita/ Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, retoma ações de saúde com gestantes indígenas na Reserva do Guarita 2021-07-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar