Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Inverno deve ser frio e seco no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

O inverno no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34min, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

A estação se estende até o dia 22 de setembro. No Rio Grande do Sul, a previsão é de que a estação será fria e seca. As chuvas, em julho, devem ficar na média climática na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e um pouco acima no Leste do Estado.  Em agosto, devem ser reduzidas principalmente no Norte.

Chegada do inverno no Rio Grande do Sul. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

Chegada do inverno no Rio Grande do Sul. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

As informações são da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), com base nos dados do boletim climático elaborado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e o Centro Estadual de Meteorologia do Rio Grande do Sul da Fepagro.

El Niño

O fenômeno El Niño ainda está atuando no Estado, mas já perde força, e a previsão é de que o La Niña (esfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial) apareça na primavera. Em julho, as temperaturas mínimas variam, na média, entre 7ºC e 10ºC, enquanto as máximas devem ficar entre 16ºC e 20ºC. Já em agosto, as mínimas ficam entre 7,5ºC e 11ºC, e as máximas entre 17ºC e 23ºC.

“Será um agosto secom e com temperaturas baixas. E essa condição é benéfica para a cultura do trigo, pois não é favorável ao aparecimento de doenças fúngicas e para a ocorrência de pragas”, esclarece a agrometeorologista da Fepagro, Bernadete Radin.  A pesquisadora conta que a fruticultura também será beneficiada pelo clima, porque precisa de horas de frio para ter uma boa brotação e, consequentemente, uma boa produção. “As macieiras, videiras, pessegueiros e ameixeiras tendem a ser beneficiadas”, explica.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Vizinha denuncia o homem acusado de abuso sexual que vivia com 12 meninas nos Estados Unidos
Falha no câmbio automático pode explicar a morte de ator que foi atropelado pelo próprio carro
https://www.osul.com.br/inverno-deve-ser-frio-e-seco-no-rio-grande-do-sul-2/ Inverno deve ser frio e seco no Rio Grande do Sul 2016-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar