Quarta-feira, 24 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Juros do cartão de crédito aumentam e do cheque especial recuam no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pelo Banco Central

Foto: Agência Brasil
(Foto: Agência Brasil)

A taxa média de juros cobrada no cheque especial no País caiu em dezembro, depois de ter registrado alta em novembro, passando de 306,6% para 302,5% ano ano. Em todo o ano passado, o juro dessa modalidade de crédito caiu 10,1 pontos percentuais – somava 312,6% ao ano no fim de 2018.

Por outro lado, o juro médio do cartão de crédito rotativo apresentou nova alta em dezembro na comparação com novembro – de 318,3% para 318,9% ao ano. Durante todo o ano passado, o crescimento foi de 33,5 pontos percentuais. A taxa estava em 285,4% ao ano no fim de 2018.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo BC (Banco Central).

Limite para o cheque especial

Desde o dia 6 de janeiro de 2020, os juros cobrados no cheque especial estão limitados a 8% ao mês. Com o limite, a taxa anual será, no máximo, de cerca de 150% ao ano, conforme o BC.

Outras linhas de crédito

Os juros médios do crédito consignado (desconto na folha de pagamento) de pessoas físicas recuaram de 20,6% ao ano em novembro para 20,2% ao ano em dezembro – nova mínima histórica para a taxa.

A taxa média para aquisição de veículos por pessoas físicas caiu de 19,3% para 19,2% ao ano de novembro para dezembro, renovando o menor valor da série histórica, iniciada em junho de 2000.

Já os juros médios em linhas de capital de giro para empresas também renovaram a sua mínima histórica, chegando a 14,2% ao ano em dezembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Diehl
29 de janeiro de 2020 15:50

ERGA OMNES , NOSSAS AUTORIDADES ECONOMICAS , DEVEM ACABAR COM ESSE MONOPÓLIO BANCÁRIO , ABRINDO O MERCADO A OUTRAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, POIS CINCO ‘ AGIOTAS OFICIALIZADOS” DIGO BANQUEIROS , EXPLORAM DESMEDIDAMENTE E SEM O MENOR ESCRÚPULO, A JÁ INADIMPLENTE POPULAÇÃO BRASILEIRA , COM SEUS CÁLCULOS INDECENTES E IMPAGÁVEIS INCONSTITUCIONAIS , DE JUROZINHOS DE 300 % AA., CASO UNICO NO MUNDO, E TUDO NO MÍOPE OLHAR DO CONIVENTE BANCO CENTRAL

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de sábado
A compra de combustível de aviação despenca na Ásia por causa de tantos voos cancelados em decorrência do coronavírus
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x