Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Líderes preveem resistência a projetos do governo na Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

No ano passado, o governo teve derrotas no Congresso

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
No ano passado, o governo teve derrotas no Congresso. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O acirramento do embate entre o governo federal e o Legislativo ameaça o andamento, na Câmara dos Deputados, tanto de pautas consideradas prioritárias pela equipe econômica, como a reforma administrativa, quanto de bandeiras do presidente Jair Bolsonaro, como a exploração de terras indígenas, segundo a avaliação de líderes de partidos.

Também podem enfrentar resistência propostas que atendem a interesses de bases eleitorais do presidente, como a ideia de alterar a cobrança do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.

Assim como no ano passado, o Planalto continua sem uma bancada fiel no Congresso, e a proximidade das eleições municipais deve emperrar discussões de pautas polêmicas, com potencial para desgastar o eleitorado dos deputados em seus respectivos Estados.

No ano passado, sem uma base de apoio organizada, o presidente já tinha acumulado derrotas no Congresso. Não conseguiu, por exemplo, aprovar a íntegra da medida provisória que reestruturou os ministérios e viu outras matérias não avançarem ou perderem validade por não terem sido votadas pelos parlamentares. Recentes declarações de Bolsonaro e de integrantes do governo também têm impactado o humor dos parlamentares.

Em fevereiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou funcionários públicos a “parasitas” – depois pediu desculpas – em meio às tratativas do governo para fechar o texto da reforma administrativa, que atinge os trabalhadores da categoria.

O clima azedou mais com a declaração do ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), que apontou “chantagem” dos congressistas, e com a revelação de que Bolsonaro compartilhou um vídeo endossando protestos contra o Congresso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ao lado de Bolsonaro, Trump diz que “não faz promessas” sobre tarifas a produtos brasileiros
Câmara dos Deputados gasta quase R$ 12 milhões em viagens oficiais de parlamentares e servidores
https://www.osul.com.br/lideres-preveem-resistencia-a-projetos-do-governo-na-camara-dos-deputados/ Líderes preveem resistência a projetos do governo na Câmara dos Deputados 2020-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar