Sábado, 12 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2022
A retirada gradual da presença do cobrador nos ônibus do transporte público de Porto Alegre começou nesta terça-feira (15) em 12 linhas, com os pagamentos da passagem em dinheiro entregues diretamente ao motorista. Outras nove serão incorporadas ao novo sistema a partir desta quinta, totalizando 21 das 271 em circulação na capital gaúcha.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o primeiro dia de adoção do novo sistema pode ser considerado positivo. Na Central de Atendimento, pelo telefone 118, não foram registradas reclamações relativas à mudança.
Já circulam com a catraca vazia as linhas “C1-Circular Centro”, “C5-Circular 4º Distrito-Moinhos de Vento”, “255-Caldre Fião”, “376.2-Herdeiros-Esmeralda-A. Carvalho-Alimentadora”, “A348-Alimentadora-Jardim Bento Gonçalves”, “A360-Alimentadora-IPE”, “620-Iguatemi-Vila Jardim”, “654-Educandário Petrópolis”, “705.2 Aeroporto-Ceasa”, “188-Assunção”, “263.3-João Pessoa-Orfanotrófio” e “A74-Alimentadora Canta Galo-Lami-Extrema”.
Já nesta quinta será a vez das linhas “A69-Alimentadora Canta Galo-Lami-Belém Novo”, “C3-Circular Urca”, “345- Santa Catarina”, “473-Jardim Carvalho-Jardim do Salso”, “SD72-Santa Rosa-Anchieta Semidireto”, “SD73-Fernando Ferrari-Anchieta Semidireto”, “251-Alpes”, “274-Gloria-Azenha-Cascatinha”, “274.1-Gloria-Cascatinha-Azenha”.
Expansão
O plano da prefeitura é estender a medida a 25% das linhas até dezembro. “A extinção da função deverá ocorrer até 2025, com a aposentadoria da maioria dos profissionais ou recolocação em outras funções ou atividades, com o oferecimento de cursos profissionalizantes por parte das empresas de ônibus”, ressalta a administração municipal.
Ainda de acordo com a prefeitura, as 21 linhas escolhidas para o novo sistema apresentam contingente reduzido de passageiros transportados e de usuários que pagam a passagem em dinheiro. Outro ponto levado em conta é que os motoristas desses itinerários, em sua maioria, já desempenharam a função de cobradores.
Os veículos serão identificados para que os passageiros saibam, antes de embarcar, que devem efetuar o pagamento ao condutor, já ao entrar. Para quem utiliza o cartão “Tri” não há mudanças: basta colocar o cartão no validador e passar pela roleta, como de costume.
Justificativa da prefeitura
A lei que criou o Programa de Extinção Gradativa da Função de Cobrador de Ônibus na Capital foi sancionada pelo prefeito Sebastião Melo no final de novembro, dois meses após a aprovação da proposta do próprio Executivo pela Câmara de Vereadores.
Na ocasião, ele argumentou que a iniciativa é indispensável para viabilizar economicamente a manutenção do serviço na cidade. Afirmou, ainda, que a retirada dos cobradores contribuirá para a redução gradual dos custos operacionais, permitindo o barateamento da tarifa.
(Marcello Campos)