Quinta-feira, 31 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura Martha Medeiros é escolhida como patrona da 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Martha Medeiros tem mais de 30 livros lançados e mais de um milhão de exemplares vendidos. (Foto: Divulgação)

No ano em que comemora 40 anos de literatura, a escritora gaúcha Martha Medeiros recebeu com imensa alegria o convite para ser a patrona da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 31 de outubro a 16 de novembro, na Praça da Alfândega, no centro da capital. “Não posso imaginar celebração melhor do que ser homenageada pela Feira da minha cidade”, destacou Martha. O anúncio foi feito na manhã dessa terça-feira (22), durante coletiva de imprensa realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

Com mais de três décadas de publicações ininterruptas como cronista, Martha construiu uma trajetória sólida e intensa, marcada por mais de dois mil textos publicados, mais de 30 livros lançados e mais de um milhão de exemplares vendidos. Ela define esse momento como um reconhecimento por sua dedicação à escrita. “Nunca parei. É a oportunidade de olhar pra trás e concluir: valeu a pena”, afirma.

Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a escolha do nome de Martha como patrona se trata de uma justa homenagem a uma autora que representa o espírito da literatura produzida no Rio Grande do Sul. A Martha tem uma carreira sólida e muito próxima dos leitores. O nome dela está diretamente ligado à história da Feira. Ela faz essa ponte tão bonita entre as crônicas do dia a dia e uma literatura que realmente toca as pessoas”, afirmou.

A relação de Martha com a Feira do Livro é antiga e afetiva. Ela relembra os tempos de colégio, quando, estudante do Bom Conselho, costumava ir a pé até a Praça da Alfândega para visitar as bancas. A primeira participação como autora aconteceu em 1985, com o lançamento do livro Strip-Tease. “Caiu um temporal arrasador, o céu escureceu, a feira esvaziou, e qual a minha surpresa ao ver o Ruy Carlos Ostermann se aproximar com um exemplar para ser autografado. Fiquei encantada com a generosidade dele”, conta.

Desde então, a autora prestigiou praticamente todas as edições da Feira do Livro de Porto Alegre. Lançou todos os seus livros no evento, incluindo coletâneas, e há muitos anos participa das sessões de autógrafos anualmente, mesmo quando não tem novidades para apresentar ao público. A única exceção foi em 1994, quando morava em Santiago, no Chile.

Para ela, a Feira do Livro de Porto Alegre é especial pela tradição e por ser realizada ao ar livre, o que a torna mais acessível e acolhedora. “A Feira me parece a mãe de todas as Feiras, confirmando a tradição de sermos um Estado leitor. O fato de se manter ao ar livre a diferencia de muitas outras, pois permanecer num ambiente aberto, natural e acessível a toda a população dá a ela um caráter emocional”, afirma.

Com expectativa positiva para a edição de 2025, Martha deseja que o evento continue sendo um ponto de encontro entre autores e leitores. “Espero que seja um evento alegre e receptivo como sempre foi, que não chova (muito) e que eu possa abraçar meus leitores e meus colegas em inúmeras ocasiões. Sempre é tempo de promover a leitura. Entra ano, sai ano, precisamos todos lembrar a importância do livro para a sociedade. Prometo que farei minha parte”, ressaltou a patrona.

Quem é Martha Medeiros

Nascida em 20 de agosto de 1961, em Porto Alegre, Martha Medeiros é autora de obras consagradas como Divã, Doidas e Santas, Feliz por Nada, Fora de Mim e Tudo que eu Queria te Dizer – todas adaptadas para o teatro. Também é conhecida pelas colaborações com músicos como Nenhum de Nós, Kleiton & Kledir, Frejat e Jota Quest. Seu lançamento mais recente integra a coleção Dose Única, da editora Vitrola, uma edição ilustrada com trechos marcantes de sua obra, celebrando 40 anos de literatura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Como foi a despedida de Ozzy Osbourne dos palcos em reunião histórica do Black Sabbath
Bomba portátil e terapia nos Estados Unidos: os tratamentos de Preta Gil contra o câncer
https://www.osul.com.br/martha-medeiros-e-escolhida-como-patrona-da-71a-edicao-da-feira-do-livro-de-porto-alegre/ Martha Medeiros é escolhida como patrona da 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre 2025-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar