Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Menor Mau humor crônico pode ser sintoma de distimia, uma forma de depressão leve

Compartilhe esta notícia:

3% a 6% da população em geral tem prevalência de distimia. (Foto: Reprodução)

Embora seja entendido como algo normal, o mau humor crônico é uma condição que pode indicar a presença do transtorno distímico ou distimia. Segundo o psiquiatra Caio Magno, a distimia é uma forma de depressão leve.

A prevalência da distimia é de aproximadamente 3% a 6% da população em geral, sendo duas vezes mais frequente nas mulheres. Em geral, os pacientes convivem com os sintomas por muitos anos sem buscar ajuda.

“A distimia pode passar despercebida, porque muitas vezes os sintomas são confundidos com o jeito de ser ou como uma característica da personalidade. Entretanto, o que nos preocupa é a alta taxa de comorbidade, ou seja, os estudos indicam que cerca de 77% dos distímicos irão desenvolver outras doenças psiquiátricas. A maioria, em alguma fase da vida, terá um episódio de depressão maior”, disse Caio Magno.

A distimia costuma aparecer antes dos 25 anos, inclusive é comum ter seu início na infância ou na adolescência. Ainda segundo o dr. Caio, ela é crônica e o atraso no diagnóstico impacta diretamente na qualidade de vida e causa prejuízos sociais, acadêmicos e profissionais importantes, sendo considerados ainda piores que nos demais tipos de depressão.

“Estudos mostram que 50% a 60% dos pacientes com distimia respondem ao tratamento com antidepressivos. Além do uso de medicamentos, o paciente pode fazer a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental). Tratar é essencial não só para evitar o desenvolvimento de outros transtornos, como também para melhorar a qualidade de vida global”, comentou o psiquiatra.

Fatores de risco

Certos fatores aumentam o risco de uma pessoa ter distimia. Veja:

– Ter um parente de primeiro grau com distimia ou depressão

– Eventos estressantes, como a perda de um ente querido ou problemas financeiros

– Ser excessivamente dependente de aprovação e atenção das pessoas próximas.

Entre os pacientes que possuem algum transtorno mental, aproximadamente 36% apresentam sintomas depressivos leves e de longa duração – indicando um quadro de distimia. Dessa forma, é comum uma pessoa que tem um transtorno mental, como pânico ou fobia, desenvolver sintomas depressivos. É o que os psiquiatras chamam de “comorbidade”, quando dois ou mais quadros psiquiátricos se associam num mesmo indivíduo.

Sintomas de Distimia

Os sintomas da distimia são os mesmos da depressão maior, mas em menor número e menos intensos. Os sinais podem incluir:

– Tristeza ou humor deprimido na maior parte do dia, ou quase todos os dias

– Perda de prazer nas atividades que antes eram agradáveis

– Grande mudança em peso (ganho ou perda de mais de 5% do peso dentro de um mês)

– Perda ou aumento do apetite

– Insônia ou sono excessivo quase todos os dias

– Inquietação

– Fadiga ou perda de energia quase todos os dias

– Sentimentos de desesperança, inutilidade ou culpa excessiva quase todos os dias

– Problemas de concentração, que ocorrem quase todos os dias

– Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, plano de suicídio ou tentativa de suicídio.

As pessoas com distimia também apresentam altas taxas de faltas no trabalho, comparáveis as taxas de abstenção pode cardiopatias – uma das causas mais comuns no mundo inteiro.

Em crianças, a distimia pode ocorrer juntamente com o TDAH, distúrbios de comportamento ou de aprendizagem, transtornos de ansiedade ou deficiências de desenvolvimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde Menor

Uma hora a pessoa está alegre, outra hora está triste. O que é a bipolaridade?
Estudos mostram que fazer exercícios e manter uma dieta com pouca gordura reduzem o risco de retorno do câncer
https://www.osul.com.br/mau-humor-cronico-pode-ser-sintoma-de-distimia-uma-forma-de-depressao-leve/ Mau humor crônico pode ser sintoma de distimia, uma forma de depressão leve 2017-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar