Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2017
O ator Nelson Xavier morreu, aos 75 anos, na madrugada desta quarta-feira (10), em Uberlândia (MG), em decorrência de um câncer. Nascido em São Paulo em 1941, Nelson Agostini Xavier atuava há cerca de cinco décadas. Ele fez inúmeros trabalhos na TV, no cinema e no teatro.
Em 2014, durante o Festival de Gramado, na Serra Gaúcha, o artista contou que fez tratamento contra o câncer de próstata em 2004 e que estava livre da doença. Em 2010, ganhou notoriedade ao protagonizar a cinebiografia sobre Chico Xavier em um filme que leva o nome do médium. Premiado como melhor ator no Festival do Rio em 2016, Nelson Xavier interpreta em “A Despedida”, filmes que estreia no próximo dia 25, personagem que, enquanto planeja seu retorno ao crime, se vira tentando emplacar máquinas caça-níqueis em botecos suburbanos e se envolve em situações tragicômicas.
O corpo do ator será levado ao Rio de Janeiro, onde deve ser cremado nesta quinta-feira (11). Tereza Villela Xavier, filha do ator, usou sua rede social para falar da perda do pai. “Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu ela.
O ator fez filmes como “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto; e “A Queda” (1978), também de Ruy Guerra, que lhe rendeu o prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim. (Folhapress)