Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Não pode parar a investigação enquanto a gente não descobrir quem financiou”, diz Lula sobre os atos de 8 de janeiro

Compartilhe esta notícia:

Segundo Lula, "as pessoas que estavam comandando a Polícia Militar do Distrito Federal eram favoráveis ao golpe".

Foto: Reprodução de TV
Segundo Lula, "as pessoas que estavam comandando a Polícia Militar do Distrito Federal eram favoráveis ao golpe". (Foto: Reprodução de TV)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as investigações sobre os atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 não devem acabar até que os financiadores dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, sejam identificados.

“Não pode parar a investigação enquanto a gente não descobrir quem financiou porque isso não foi de graça. Isso teve gente que financiou”, disse Lula em entrevista exibida no domingo (7) pela GloboNews.

O petista estava em Araraquara, no interior de São Paulo, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) foram invadidos e depredados por apoiadores radicais de Jair Bolsonaro que não aceitaram a derrota do ex-presidente nas eleições de 2022.

Lula revelou que se comunicou por telefone com ministros para definir ações para responder aos ataques antidemocráticos. Ele contou que foi a primeira-dama Janja da Silva a responsável por alertar que decretar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) seria “tudo o que os militares queriam”.

“Foi a Janja que me avisou: ‘Não aceita GLO porque GLO é tudo o que eles querem, é tomar conta do governo’. Se eu desse autoridade para eles [militares], eu tinha entregado o poder para eles”, declarou o presidente.

Ele definiu os momentos em Araraquara, antes de retornar a Brasília, como uma “pequena operação de guerra” e avaliou que “as pessoas que estavam comandando a Polícia Militar do Distrito Federal eram favoráveis ao golpe”.

“As pessoas mais sérias não brincaram em serviço. As pessoas mais sérias tomaram as posições que tinham que tomar e restabelecemos a normalidade. Tem muita gente que está na mira e pode ficar certo que vai ser encontrada, é apenas uma questão de tempo”, disse Lula.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Sine Municipal de Porto Alegre disponibiliza 2.205 vagas de emprego nesta semana
Bolsonaro diz que, para haver tentativa de golpe de Estado, “tinha que ter uma pessoa à frente” dos atos extremistas em Brasília
https://www.osul.com.br/nao-pode-parar-a-investigacao-enquanto-a-gente-nao-descobrir-quem-financiou-diz-lula-sobre-os-atos-de-8-de-janeiro/ “Não pode parar a investigação enquanto a gente não descobrir quem financiou”, diz Lula sobre os atos de 8 de janeiro 2024-01-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar