Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Nasa divulga imagem de célula humana sendo atacada pelo coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde afirmou que "corrigiu duplicações" nos dados de domingo. (Foto: NIAID/Nasa)

O registro microscópico do novo coronavírus (Sars-CoV-2) feito pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (Niaid) foi escolhido nesta terça-feira (2) pela Nasa (a agências espacial norte-americana) para o site Astronomy Picture of the Day (Apod), que publica a cada dia, desde 1995, uma nova fotografia de fenômenos astronômicos observados por fotógrafos de todo o mundo.

Diferente das demais publicações, com imagens que remetem ao espaço, a agência espacial americana decidiu promover uma reflexão para o momento da pandemia da Covid-19, que já atinge mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo, com 375.987 vítimas da doença.

O Niaid observou que o novo vírus é bastante semelhante aos outros organismos da família viral, como o Sars-CoV original, que surgiu em 2002, e o MERS-CoV, que surgiu em 2012, ambas síndromes respiratórias.

De acordo com o Niaid, os registros foram feitos a partir do material coletado de um paciente norte-americano, no momento em que suas células entraram em apoptose, processo mais conhecido como morte celular. Devido ao tamanho do vírus e seu processo de contaminação, as imagens sofreram um aprimoramento digital de cores para ficarem mais nítidas.

Durante o processo de contaminação da célula, o SARS-CoV-2 utiliza sua proteína spike para se conectar à membrana celular do hospedeiro. Com isso, o vírus consegue comandar a célula, obrigando-a a replicar seu material genético milhares de vezes.

A célula hospedeira eventualmente fica sobrecarregada e morre. Este fenômeno causa uma “inundação” de material genético do vírus no organismo, contaminando outras células. Em sua publicação, a Nasa escreveu: “Após alguns anos, a humanidade espera vencer essa guerra mas somente após a morte de milhões de pessoas e a destruição de trilhões de coronavírus.”

Ataques alienígenas

O site da Nasa divulga, além dos registros, pequenos artigos escritos por astrônomos explicando os fenômenos observados. Na foto desta terça-feira, os astrônomos Robert Nemiroff e Jerry Bonnel comparam o ataque do novo coronavírus aos temidos ataques alienígenas de histórias de ficção científica:

A humanidade está sob ataque. O ataque não é de grandes alienígenas que tentam atacar, mas de invasores tão pequenos que mal podem ser vistos, e tão estranhos que nem estão claramente vivos. Em todo o planeta Terra, os seres humanos baseados em DNA estão sendo invadidos pelo Sars-CoV-2 baseados em RNA. O vírus, que cria uma doença conhecida como Covid-19, é especializado em transformar células humanas em ‘zumbis’ que fabricam e liberam cópias de si mesmas. Retratada aqui é uma imagem de alta ampliação de uma célula humana coberta pelo ataque ao novo coronavírus SARS-CoV2 (laranja). Batalhas épicas em que duas espécies se enfrentam em uma luta até a morte não são incomuns na Terra. Mesmo assim, a maioria dos seres humanos deve sobreviver”, avaliam os astrônomos. As informações são do jornal O Globo e do site Tecmundo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Brasil ingressa em consórcio global para produzir vacina
Cientistas descobriram 27 proteínas essenciais no sangue de pessoas infectadas com coronavírus
https://www.osul.com.br/nasa-divulga-imagem-de-celula-humana-sendo-atacada-pelo-coronavirus/ Nasa divulga imagem de célula humana sendo atacada pelo coronavírus 2020-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar