Sexta-feira, 31 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Número de atingidos pela chuva aumenta no Estado

Compartilhe esta notícia:

Moradores observam cheia de lago Guaíba devido à chuva intensa dos últimos dias. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

No Rio Grande do Sul, o número de pessoas atingidas pela chuva subiu para 53.575, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (23). Na quarta-feira (22), a instituição registrava 51. 211  afetadas pelas cheias. Atualmente, 1.763 gaúchos estão em abrigos. O número de cidades que sofrem com os níveis elevados de água aumentou de 64 para 65, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil.

Nível de água

A medição do nível do Lago Guaíba ao longo desta quinta-feira indica tendência de estabilização. Às 17h, a régua eletrônica do cais apontava a marca de 2,52m, nível onde oscilou ao longo do dia. De acordo com a análise do Ceic/Metroclima (Sistema Centro Integrado de Comando), todos os rios que desembocam no Guaíba (Jacuí, Caí, Taquari na parte final da bacia, Sinos e Gravataí) seguem apresentando cheia, o que vai manter o nível do lago na Capital entre alto e muito alto por, pelo menos, mais cinco dias, e acima da cota de Alerta (2,1m) por, ao menos, mais 48 a 72 horas.

Guaíba deve continuar em cheia pelos próximos dias Local: Prainha da Usina do Gasômetro. (Foto: Maia Rubim/PMPA/Divulgação)

Guaíba deve continuar em cheia pelos próximos dias. Na foto, a Prainha da Usina do Gasômetro. (foto: Maia Rubim/PMPA/divulgação)

A chuva que deve atingir Porto Alegre nesta sexta-feira (24) será entre 5 e 10mm, considerada fraca, e não deve alterar o quadro. O rio com maior contribuição – 70% –, o Jacuí, está subindo em toda sua extensão, e a vazão ainda será grande até o início da próxima semana.

Dados do boletim dos meteorologistas Eugenio Hackbart, Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall mostram que o rio sobe de Cachoeira do Sul a Rio Pardo, até encontrar o Taquari perto de Porto Alegre, na região de Triunfo. Aí, começa a baixar, o que indica que a vazão do Taquari está diminuindo. O Caí e o Sinos tiveram seus picos de cheia entre os últimos dois dias, logo, espera-se a maior vazão nos próximos dias, de sexta a segunda-feira (27).

O Gravataí ainda subia discretamente nas últimas horas, fortemente influenciado pelo represamento pelo alto nível do Guaíba.

Assim, o cenário sugere que a cheia do Guaíba vai prosseguir ainda por vários dias e que as condições de Atenção e Alerta devem estender-se à próxima semana. A tendência, se for considerado apenas o fator vazão, é de gradual e lenta diminuição do nível. Ocorre que o nível do Guaíba não é determinado somente pela vazão dos rios contribuintes. O quadro atmosférico (vento) também influencia.

Vento

Depois de dias soprando do quadrante Leste e fraco, o vento deve virar para o quadrante Sul no final desta sexta-feira. No sábado, as rajadas podem chegar a 30 e 50 km/h. Por isso, é um dia que exige muita atenção, já que o Guaíba ainda estará muito alto e pode haver uma retomada do nível de elevação, ocasionalmente compensada por menor vazão de rios como Taquari e Caí. No domingo (26), ainda do quadrante Sul, o vento será mais fraco, começando a direcionar para Leste. No início da próxima semana, será predominantemente de Leste até chegar ao quadrante Norte.

Depois da enchente de 1941, quando o nível chegou a 4,76 metros, o pico de 2,56 metros do começo da madrugada desta quinta-feira (23) na régua eletrônica do Cais Mauá, é o terceiro maior em 70 anos.

Picos de cheias no período 1941-2015:
1. 4,76 m (1941)
2. 2,83 m (1967)
3. 2,60 m (1984)
4. 2,56 m (2015, 1965 e 1966)
5. 2,52 m (2002)

Confira a previsão para os próximos dias:

Sexta-feira (24): Uma área de baixa pressão traz muitas nuvens com chance de chuva e garoa no decorrer do dia, mas não são descartados intervalos de melhoria durante a sexta-feira. Chuva predominantemente fraca, mas que não afasta a possibilidade de tornar-se moderada em alguns momentos. Mesmo assim podem ocorrer aberturas durante o período. Mínimas de 12ºC a 14ºC com máximas de 14ºC a 16ºC na maior parte da cidade. Vento do quadrantes Leste a Sul fraco a moderado.

Sábado (25): O sol aparece com nuvens em Porto Alegre, mas ocorrem períodos com maior nebulosidade. Dia ameno. Mínimas de 12ºC a 14ºC com máximas à tarde de 18ºC a 20ºC. Vento do quadrante Sul fraco a por vezes moderado.

Domingo (26): O sol aparece com nuvens em Porto e o dia promete ser aproveitável. A madrugada será mais fria com mínimas de 11ºC a 13ºC e a tarde bastante agradável com máximas de 18ºC a 20ºC. Nevoeiro em pontos da região ao amanhecer. Vento calmo a fraco do quadrante Leste.

Segunda-feira (27): O sol predomina em Porto Alegre com amplos períodos de céu claro na cidade. Madrugada fria com mínimas de 8ºC a 10ºC. Chance de nevoeiro na madrugada e de manhã. Máximas à tarde de 19ºC a 21ºC na maior parte da cidade. Vento calmo a fraco do quadrante Leste.

Terça-feira (28): O sol predomina, mas podem aparecer nuvens. Segue a chance de nevoeiro na região ao amanhecer. Madrugada um pouco fria com mínimas de 7ºC a 9ºC. Ar mais quente ingressa e traz forte elevação da temperatura com máximas de 24ºC a 26ºC. Vento fraco a moderado de Leste a Norte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba se vale a pena pedir a aposentadoria neste ano ou esperar
Polícia Civil apreende mercadorias sem procedência durante show em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/numero-de-atingidos-pela-chuva-aumenta-no-estado/ Número de atingidos pela chuva aumenta no Estado 2015-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar