Terça-feira, 21 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O feriadão do Dia do Trabalhador deve levar 50 mil veículos à Freeway rumo ao litoral

Compartilhe esta notícia:

O Dia do Trabalho é o terceiro feriado com mais mortes nas vias gaúchas, atrás do Dia das Mães e do Dia dos Pais. (Foto: Divulgação/Detran-RS)

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na próxima terça-feira (1º), deve fazer com que cerca de 50 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha rumo ao litoral – 23 mil na sexta-feira (27) e outros 27 mil no sábado (28). Além disso, outros 35 mil veículos devem passar pelo pedágio de Eldorado do Sul rumo ao interior – 18 mil veículos na sexta e 17 mil no sábado.

Para evitar grande concentração de veículos em um mesmo horário, a Triunfo Concepa, concessionária que administra a BR-290, recomenda que os motoristas viajem na sexta-feira antes das 16h ou no sábado após o meio-dia. Já na volta do feriado, o melhor horário para pegar a estrada é antes das 14h de terça-feira.

Para atender com ainda mais agilidade em casos de ocorrências no trecho concedido, a concessionária irá operar com reforço operacional de 30% nas equipes e veículos de atendimento.

Viagem Segura

Mesmo não se tratando de um feriadão prolongado, pois segunda-feira (30) é dia útil, a 88ª edição da Operação Viagem Segura se estenderá por cinco dias, de sexta a terça-feira (1º). Como já é tradicional em Porto Alegre, haverá Megablitz na noite de sexta.

Analisando os acidentes do período de 2007 a 2017, o Detran-RS (Departamento de Trânsito do RS) identificou que o Dia do Trabalho tem uma média de 7,1 falecimentos por dia, pouco abaixo da média diária dos finais de semana em que não há operação (7,3 óbitos/dia) – e bem acima da média geral dos 15 feriados e datas comemorativas em que a operação acontece (6,3 mortes/dia). Isso corresponde a dizer que a cada 3 horas e 22 minutos, uma pessoa perde a vida no trânsito, no feriado do Dia do Trabalho. No ano passado, foram 24 mortes em quatro dias de operação, considerando as pessoas que morreram até 30 dias pós-acidente. Em 2016, foram 15 mortes no mesmo período.

Quanto aos locais em que ocorreram os óbitos, 61% são rodovias (federais e estaduais). Nos municípios, destaca-se Porto Alegre (14 mortes), seguida por Pelotas (nove) e Gravataí (oito). Somente as rodovias BR-116, BR-290 e RS-122 respondem por 23,5% das mortes ocorridas no período. A análise identifica informações estratégicas que permitem o emprego mais eficaz dos efetivos de policiamento e fiscalização de trânsito, bem como ações educativas preventivas.

Desde o feriado de Proclamação da República de 2011 já foram realizadas 87 operações, com mais de 5,2 milhões de veículos fiscalizados e 195,7 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas mais de 925,7 mil infrações, sendo 18,3 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 87,8 mil veículos e mais de 23,8 mil carteiras de habilitação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Moça que perdeu a perna em acidente na montanha-russa aparece em um ensaio sexy na internet
Mãe é presa após deixar seus três filhos sem comida e sozinhos em casa
https://www.osul.com.br/o-feriadao-do-dia-do-trabalhador-deve-levar-50-mil-veiculos-a-freeway-rumo-ao-litoral/ O feriadão do Dia do Trabalhador deve levar 50 mil veículos à Freeway rumo ao litoral 2018-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar