Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

#coronavírus O governo gaúcho recebeu três recursos contra o mapa provisório do distanciamento controlado para esta semana

Compartilhe esta notícia:

Configuração preliminar prevê 17 regiões sob bandeira vermelha e quatro em laranja. (Foto: Divulgação/Palácio Piratini)

O governo gaúcho recebeu três recursos contra o mapa provisório da 38ª rodada do distanciamento controlado, que prevê quatro regiões gaúchas com bandeira laranja (risco médio para coronavírus) e as demais 17 na cor vermelha (alto risco). A resposta aos pedidos será divulgada na tarde desta segunda-feira (25) e a configuração definitiva terá vigência de 26 de janeiro a 1° de fevereiro.

Os detalhes podem ser conferidos na página oficial distanciamentocontrolado.rs.gov.br. Estão em laranja as áreas de Pelotas, Bagé, Caxias do Sul e Cachoeira do Sul. Na configuração preliminar da semana passada, havia apenas uma nessa cor, passando para duas no mapa definitivo, após o deferimento de um dos recursos.

“Mesmo com alterações em indicadores monitorados pelo Estado, a grande maioria das regiões segue em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus”, ressalta o Comitê de Crise do Palácio Piratini.

Avaliação

“O mapa preliminar reflete a alteração de indicadores monitorados pelo sistema estadual de enfrentamento à pandemia, com leve queda de internações e óbitos por Covid”, frisou o governo gaúcho. “Ainda assim, a grande maioria das regiões segue em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no Estado.

As 17 regiões em vermelho somam 78,4% da população gaúcha, enquanto no mapa anterior eram 86% dos habitantes nas 19 regiões.

Para o total do Rio Grande do Sul, houve redução no número de pessoas confirmadas com Covid em leitos clínicos (-9%) e estabilidade nos internados em UTI. Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, considerável redução dos óbitos (-19%).

Também houve redução no número total de leitos de UTI ocupados. Na semana 36, havia 2.630 leitos de UTI; na 37, 2.640, e na atual, 2.660. Contabilizando o aumento do total de leitos e a estabilidade dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid subiu para 0,77; era 0,71 (semana 37) e 0,70 (semana 36).

Mesmo com o início do plano de vacinação, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforça que a pandemia não acabou, e o mapa preliminar continua refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul:

“A vacina chegou, mas a quantidade ainda é pequena diante da população que deverá ser imunizada. Mais uma vez, salientamos a importância dos cuidados individuais e com o próximo. Toda a população deve continuar em estado de alerta porque o vírus segue circulando”.

Cogestão

Caso a classificação prévia seja mantida, as 14 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja.

Guaíba e Uruguaiana, que não aderiram à gestão compartilhada, e Santa Maria, que retirou a adesão à cogestão nesta semana, estão em vermelho e devem seguir os protocolos determinados pelo Estado.

As regiões de Pelotas, Caxias do Sul, Bagé, Cachoeira do Sul, classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão, podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais.

De acordo com o mapa preliminar da 38ª rodada, 408 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8,9 milhões de habitantes, o que corresponde a 78,4% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 149 municípios (650,5 mil habitantes, 5,7% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de #coronavírus

O primeiro lote da vacina de Oxford recebido pelo Rio Grande do Sul deve chegar ao Interior gaúcho nesta segunda, para imunização de profissionais da saúde
Tribunal de Justiça do RS doa móveis e aparelhos de ar-condicionado a municípios gaúchos
https://www.osul.com.br/o-governo-gaucho-recebeu-tres-recursos-contra-o-mapa-provisorio-do-distanciamento-controlado-para-esta-semana/ O governo gaúcho recebeu três recursos contra o mapa provisório do distanciamento controlado para esta semana 2021-01-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar