Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O governo volta atrás e libera a partir desta sexta a pesca de lagosta e camarão no Nordeste

Compartilhe esta notícia:

O derramamento de óleo é o maior desastre ambiental já registrado no litoral brasileiro. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Agricultura voltou atrás e liberou a pesca de camarão e lagosta no Nordeste a partir desta sexta-feira, 1° de novembro, um dia depois de ter anunciado o veto à atividade na região atingida pelo vazamento de óleo. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reafirmou na quarta-feira (30) que o governo vai fazer o pagamento para os profissionais da pesca afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste. Ela esclareceu que a pesca na região atingida pelo óleo não será proibida. As informações são do Ministério da Agricultura e da Agência Brasil.

Vocês [pescadores] receberão por esse período que ficaram sem poder fazer a pesca artesanal, a coleta de mariscos e caranguejos. O governo federal, como prometido, vai fazer o pagamento desses dias que não puderam trabalhar e levar para casa o sustento de famílias”, disse a ministra.

Ela explicou que o pagamento deverá beneficiar inclusive os profissionais que não recebiam o benefício na época do defeso, como os catadores de caranguejos e marisqueiras. “Eles também estarão nessa lista recebendo um salário porque eles estão prejudicados na sua atividade principal, no seu ganha-pão”. Os pescadores prejudicados terão direito a um salário mínimo.

Instrução Normativa

Tereza Cristina antecipou que a Instrução Normativa publicada esta semana, que antecipava para 1º de novembro o período de defeso de camarão e lagosta, será cancelada. “O Ministério fez isso pelo princípio da precaução. Como nós não sabíamos como era essa mancha, enquanto isso estava sendo analisado, nós suspendemos a pesca em vários estados brasileiros onde esse petróleo chegou”, disse.

A gente já tem dados mostrando que não é necessário. A lagosta está sendo examinada, o Ministério da Agricultura está fazendo uma série de testes, não há nada que justifique acabar com a pesca agora”, afirmou.

Origem do vazamento

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (31) que ainda não é possível afirmar qual a origem do vazamento de óleo que atinge o litoral do Nordeste. O presidente disse ainda que pode visitar o Nordeste na próxima semana para ver a extensão do dano.

“Nós não sabemos ainda da onde veio esse óleo. O entendimento é de que é um derramamento criminoso, desde o dia 2 de setembro. Os órgãos do governo estão investigando e ajudando na limpeza da praia juntamente com o pessoal da região”, disse Bolsonaro durante live semanal no Facebook. “Talvez eu consiga um tempo para ir à Região Nordeste e, quem sabe, junto com a Marinha mergulhar em algum local ou talvez anunciar uma nova medida”, complementou.

Na quarta-feira (30), o então presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse que a investigação sobre o vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste está próxima de ser concluída e que há a possibilidade de a conclusão ser anunciada ainda nesta semana.

A Marinha investiga atualmente dez navios que poderiam ter sido responsáveis pelo derramamento de óleo. Mais cedo, na saída para o Palácio do Planalto, Bolsonaro já havia comentado a situação. “Não temos nada de concreto ainda, de modo que nada temos a anunciar, infelizmente. Nós do governo estamos empenhados em retirar o óleo que chega na praia”, acrescentou.

As manchas de óleo cru começaram a aparecer no litoral nordestino no fim de agosto. Até o momento, o óleo já atingiu 283 localidades em 98 municípios dos nove estados da região. Os trabalhos de contenção da poluição já recolheram mais de mil toneladas do produto, numa extensão de 2,5 mil quilômetros.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Navio liberiano que saiu da Venezuela e desligou localizador está na rota das embarcações “fantasmas” suspeitas de derramar óleo no Nordeste
A deputada federal Flordelis é suspeita de fraudar carta em que um dos filhos confessa a morte do pastor marido dela
https://www.osul.com.br/o-governo-volta-atras-e-libera-a-partir-desta-sexta-a-pesca-de-lagosta-e-camarao-no-nordeste/ O governo volta atrás e libera a partir desta sexta a pesca de lagosta e camarão no Nordeste 2019-10-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar