Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Paraguai reduziu as medidas de confinamento com a reabertura do comércio no país

Compartilhe esta notícia:

Fronteira com o Brasil, no entanto, continuará fechada. (Foto: Christian Rizzi/Reuters)

O Paraguai passou a permitir na segunda-feira (25) a reabertura de lojas comerciais e a circulação de pessoas e carros sem restrições durante o dia, retirando duas das medidas que havia implementado em março para conter a pandemia da Covid-19. As fronteiras do país, no entanto, continuam fechadas, assim como as escolas, que permanecerão sem aulas presenciais até dezembro. O comércio não funcionou por 55 dias.

As autoridades de saúde permitiram a volta de obras particulares, atividades esportivas e culturais sem público, e a reabertura de grandes shopping centers, que devem garantir o respeito às medidas de distanciamento social e cobrar o uso de máscaras de proteção. As praças de alimentação não estão autorizadas a funcionar. Os restaurantes só podem vender comida se o cliente for levar. O movimento ainda é tímido.

O país, um dos menos afetados na América do Sul em infecções (877) e mortos (11), entrou na segunda fase do seu plano de desconfinamento. Pelo menos 83% da atividade de trabalho foi restabelecida, segundo o governo.

As principais cidades paraguaias, como Assunção, Ciudad del Este e Encarnación, registraram um intenso movimento após a reabertura. Mas, as lojas de Ciudad del Este, por exemplo, só podem atender os próprios moradores da região, já que as fronteiras do país com o Brasil e os demais vizinhos continuarão fechadas.

A segunda etapa da “quarentena inteligente”, como o governo denominou a retirada gradual das restrições, também permitiu o retorno aos escritórios corporativos de 50% do seu pessoal, o que se refletiu nas ruas, mais cheias e com mais tráfego de veículos do que nas últimas semanas.

No centro de Assunção, os veículos já ocupavam vagas de estacionamento e até mesmo eram parados em filas duplas. Além dos carros, também foi observado maior número de ônibus nas vias. Esses veículos podem transportar até dez passageiros em pé, além dos que ocupam os assentos.

Isolamento geográfico

O isolamento geográfico do Paraguai, sem litoral e com tráfego aéreo pequeno comparado às grandes capitais da América do Sul, favorece muito a obtenção de resultados na luta contra o novo coronavírus, concordaram epidemiologistas e autoridades de saúde.

O fato do Paraguai ser cercado por terras é uma vantagem. Os casos positivos são quase todos do exterior. Há pouca detecção na comunidade”, disse à AFP o epidemiologista Antonio Arbo, ex-ministro da Saúde.

O primeiro caso no país foi registrado em 7 de março.

Um mês antes, o governo cancelou vistos concedidos a cidadãos chineses e estrangeiros procedentes da China.

As aulas foram suspensas, os voos comerciais foram proibidos e, em 17 de março, as fronteiras com o Brasil e a Argentina foram fechadas.

Se não agíssemos imediatamente, os cálculos mais conservadores indicam que teríamos mais de 15 mil casos”, disse à AFP o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, que reconhece a vulnerabilidade do sistema.

O médico Ricardo Iramain, diretor do Comitê de Emergência da Sociedade Latino-Americana de Terapia Intensiva, concordou que a conjunção “localização mediterrânea, isolamento e quarentena precoce foi decisiva”.

Arbo reconhece que “o colapso foi evitado”, mas espera que o pico de circulação do vírus seja entre junho e agosto. “O pior que poderemos ver em dois meses”, disse ele.

A Organização Mundial da Saúde declarou na semana passada que a América do Sul é o novo epicentro da pandemia.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

França proíbe uso da hidroxicloroquina para tratar o coronavírus
Com a pandemia de coronavírus sob controle, países europeus tentam coordenar a reabertura das fronteiras
https://www.osul.com.br/o-paraguai-reduziu-as-medidas-de-confinamento-com-a-reabertura-do-comercio-no-pais/ O Paraguai reduziu as medidas de confinamento com a reabertura do comércio no país 2020-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar