Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Onda de ataques deixa a capital do Amazonas sem ônibus, aulas e muda vacinação contra a covid. Governo autoriza envio da Força Nacional para o Estado

Compartilhe esta notícia:

Criminosos atearam fogo em pelo menos 21 veículos. (Foto: Reprodução)

A capital do Amazonas, Manaus, ficou sem ônibus, aulas, e teve de mudar o calendário de vacinação contra a covid-19 por causa da onda de ataques criminosos na cidade, e o governador do Estado pediu ao governo federal o envio da Força Nacional para reforçar a segurança.

O atentado é parte de uma série de ataques iniciada na madrugada de domingo (6). Criminosos atearam fogo em pelo menos 21 veículos, sendo 14 ônibus e duas viaturas, em represália à morte de um traficante conhecido como “Dadinho”. Agências bancárias, estações de ônibus e prédios públicos também foram alvo. Até a tarde desta segunda-feira (7), 31 suspeitos foram presos, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, acusados de liderar os ataques estão entre os presos. Nas ações de policiamento, foram apreendidas uma arma de fogo e uma metralhadora. Além disso, 40 barreiras de fiscalização foram montadas na capital para realização de abordagens e vistorias de veículos. Cerca de 250 equipes das polícias Civil e Militar foram mobilizadas para fazer rondas no Estado.

A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou que o governo estadual está apurando a informação de que a ordem para os ataques partiu de dentro de um presídio, conforme apontou o departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Mais cedo, a prefeitura de Manaus informou que o serviço de transporte público havia sido retomado de forma gradual. Devido aos ataques desta madrugada, os ônibus deixaram de circular durante a manhã desta segunda.

As aulas de toda a rede municipal continuaram suspensas na modalidade presencial, permanecendo apenas no sistema remoto. Diante do cenário de conflitos e violência vivido desde a madrugada do domingo na capital amazonense, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu fechar as unidades de saúde e os postos de vacinação contra a covid nesta segunda-feira. “Quem tinha agendamento de vacinação programado para esta data poderá ir a qualquer ponto, tão logo o serviço seja normalizado. No caso de atendimentos nas unidades de saúde, será feito um remanejamento para datas posteriores. A previsão é de que os atendimentos sejam normalizados nesta terça-feira, 8/6, a depender dos acontecimentos”, informou a prefeitura. Diversos órgãos municipais tiveram suas atividades suspensas.

Força Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, confirmou em uma rede social que autorizou o envio da Força Nacional para o Amazonas. Segundo o ministro, o planejamento da operação está sendo feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). De acordo com o governador, as tropas vão reforçar o trabalho de combate ao crime organizado no Estado. As informações são do jornal O Globo, da Agência Brasil e da prefeitura de Manaus.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

JBS diz que pagou 11 milhões de dólares de resgate a ataque hacker em suas operações nos Estados Unidos
Exército impõe 100 anos de sigilo para processo administrativo de Pazuello
https://www.osul.com.br/onda-de-ataques-deixa-a-capital-do-amazonas-sem-onibus-aulas-e-muda-vacinacao-contra-a-covid-governo-autoriza-envio-da-forca-nacional-para-o-estado/ Onda de ataques deixa a capital do Amazonas sem ônibus, aulas e muda vacinação contra a covid. Governo autoriza envio da Força Nacional para o Estado 2021-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar