Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Operação Ágata é deflagrada a fim de coibir ações ilícitas nas fronteiras brasileiras

Compartilhe esta notícia:

General Leal Pujol detalhou os passos da Operação Ágata, deflagrada na útima segunda-feira. Fotos: Jackson Ciceri/O SUL

As Forças Armadas iniciaram nesta segunda-feira (13) a Operação Ágata 11 em toda a extensão da fronteira brasileira com os 10 países sul-americanos, o equivalente a 16,886 quilômetros. Este ano a ação conta com 3.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Além deste total, participam agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, bem como profissionais de agências governamentais. A Ágata é a maior mobilização realizada pelo Estado no combate aos ilícitos de Norte a Sul do país, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS).

A divulgação ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), na sede do Comando Militar Sul, no centro de Porto Alegre, quando o general Edson Leal Pujol apresentou aos convidados e à imprensa a força tarefa que está sendo ativada para o cumprimento dos objetivos propostos. Além de detalhar os passos da Operação Ágata, ele apresentou oficiais da Argentina e Uruguai que neste momento se encontram na Capital para participar deste encontro.

Segundo ele, a operação é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto presidencial em junho de 2011. A operação também vai atuar fortemente durante os Jogos Olímpicos. Em função do evento, o Ministério da Defesa mobilizou toda a faixa terrestre, assim como ocorreu na época da Copa do Mundo.

As tropas contarão com centros montados nos Comandos Militares da Amazônia, do Oeste, do Norte e do Sul. Neste locais, atuarão conjuntamente militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira. O general Pujol enfatiza a importância da Operação Ágata e diz que o maior ganho é a aquisição do conhecimento. “O ganho está no conhecimento, de como trabalhar de forma integrada”. Ele assumiu o Comando Militar Sul em janeiro.

Na sequência, o coronel Bochi acentuou que a Operação Ágata é similar “ao centro de comando da Secretaria de Segurança Pública” , fazendo referência à relevância de um trabalho conjunto e on- line com os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Cientistas comprovaram que as pessoas de até 79 anos ainda são capazes de gerar células cerebrais
Pai publica na internet a primeira foto de bebê que sobreviveu por quatro meses no ventre da mãe com morte cerebral
https://www.osul.com.br/operacao-agata-e-deflagrada-a-fim-de-coibir-acoes-ilicitas-nas-fronteiras-brasileiras/ Operação Ágata é deflagrada a fim de coibir ações ilícitas nas fronteiras brasileiras 2016-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar