Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Para a Receita Federal, patrimônio de filhos de pecuarista amigo de Lula é suspeito

Compartilhe esta notícia:

Bumlai e o ex-presidente petista (Foto: Reprodução)

Três dos quatro filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, preso na Operação Lava-Jato, somam 166 milhões de reais em patrimônio a descoberto, ou seja, sem renda suficiente para justificar o aumento dos bens. As informações estão em um relatório da Receita feito a pedido da força-tarefa da Lava-Jato. Segundo o documento, isso pode caracterizar “omissão de rendimentos de origem não conhecida”.

No meio político, Bumlai é conhecido como amigo do ex-presidente Lula. Ele nega que seja tão próximo. As conclusões da Receita ainda são preliminares. Os auditores destacam que é necessário aprofundar as investigações e checar os documentos das movimentações financeiras que resultaram no patrimônio de 166 milhões de reais.

O documento afirma que os fatos “resultam em dúvidas” e que algumas movimentações financeiras são “incompreensíveis”. A defesa da família informou que todas as operações são legais e foram regularmente declaradas à Receita. Segundo os advogados, não houve aumento patrimonial a descoberto, pois a venda de uma fazenda pelos Bumlai justifica o ganho de capital.

Foram analisadas as declarações de renda de Maurício, Cristiane e Fernando Bumlai. O pecuarista ainda tem um quarto filho, Guilherme Bumlai, que não foi contemplado neste relatório. São eles que administram o patrimônio da família atualmente.

Mais da metade dos valores a descoberto (130 milhões de reais) está em nome de Maurício, o filho mais velho do pecuarista, cujo patrimônio passou de 3,8 milhões de reais em 2004 para  273 milhões de reais em 2012 (um aumento de mais de 7.000%).

Ele justificou o aumento com a venda de propriedades e com o resultado da atividade rural da família. Para a Receita Federal, o “expressivo” resultado dessa atividade tem “origem suspeita”, já que não se assemelha ao padrão declarado pelos demais membros da família. No caso dos outros irmãos, a variação patrimonial é menor. Fernando, segundo o relatório, tem 15 milhões de reais em patrimônio a descoberto, entre 2011 e 2012. Para Cristiane, são 21 milhões de reais, em 2012 e 2013. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ônibus voltam a circular na Zona Sul de Porto Alegre com restrições
Material escolar ficará, em média, 10% mais caro em 2016, prevê associação
https://www.osul.com.br/para-a-receita-federal-patrimonio-de-filhos-de-pecuarista-amigo-de-lula-e-suspeito/ Para a Receita Federal, patrimônio de filhos de pecuarista amigo de Lula é suspeito 2015-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar